T-27 Tucano, o inesquecível membro da Esquadrilha da Fumaça

Vista por multidões nos céus do Brasil, a aeronave T-27 Tucano completou, em 2013, três décadas voando na Força Aérea Brasileira (FAB)Desenvolvida pela Embraer em conjunto com a FAB, é uma das mais aclamadas produções da indústria nacional.

O avião, que fez aniversário dia 29 de setembro, foi responsável pela formação de todos os aviadores que passaram pela Academia da Força Aérea (AFA), desde sua chegada, em 1983.

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T-27 Tucano com pintura comemorativa pelos 30 anos em operação | Imagem: Reprodução

Desde que foi apresentado, o Tucano se destinou ao treinamento avançado de cadetes aviadores do 4º ano no 1º Esquadrão de Instrução Aérea (EIA), o Esquadrão Cometa. Com desenho moderno, o Tucano surgiu, à época, da necessidade da FAB em substituir a antiga aeronave de treinamento T-37, que seria descontinuada pela fabricante Cessna.

Nascia assim uma máquina com desempenho notório, reconhecido internacionalmente.  Um modelo moderno com assentos em tandem (assento de trás mais alto que o da frente), foi um grande sucesso da indústria brasileira, com produção superior a 600 unidades. O treinador turboélice inovou no mercado ao introduzir, entre outras novidades, os assentos ejetáveis Martin Baker BR8LC em seu equipamento.

Sua cabine ainda hoje é considerada muito avançada para um avião de treinamento básico e visa a familiarizar o cadete com os controles dos caças a jato.

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Porém, no Brasil, os Tucanos ficaram mesmo famosos por serem também operados pelo Esquadrão de Demonstração Aérea, a Esquadrilha da Fumaça, em exibições no país e no exterior, por mais de 30 anos.

Foram mais de 85 mil horas no agrupamento, realizando apresentações que inspiraram diversas gerações. (Veja mais sobre a as performances em um post especial aqui no blog!)

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Desde 2013, no entanto, a Fumaça conta com um novo modelo, atualizado: o caça A-29 Super Tucano. Contudo, o T-27, não se tornou um ‘pássaro extinto’ nos céus brasileiros e seguirá operando na FAB por muito tempo, dedicado à instrução dos novos pilotos. Além disso, eles equipam ainda Esquadrões de Ataque ao Solo, na sua versão designada AT-27.

O Tucano também ocupa de forma brilhante a posição mais destacada no mercado internacional de aeronaves treinadoras básicas. As inúmeras características do T-27 o fizeram ser exportado para países como Argentina, Colômbia, Venezuela, Peru, Paraguai, Honduras e Irã.

No Reino Unido, foi escolhido para se tornar aeronave de treinamento básico, licenciado e produzido localmente. É produzido sob licença na Inglaterra pela Shorts Brothers, recebendo o nome de “Shorts Tucano” e também pela Aol de Kadar, no Egito.

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Ficha Técnica

Tipo: Avião de treinamento e ataque ao solo
País de origem: Brasil
Fabricante: Embraer
Motores: Pratt & Whitney PT6A-25C turboélice de 750 SHP
Vel. máx. a 3.050 m: 457 km/h
Teto: 9.936 m
Alcance: 2.112 km
Envergadura: 11,14 m
Comprimento: 9,86 m
Altura: 3,40 m
Área de asa: 19,40 m2
Peso Vazio: 1.810 kg
Peso máximo de decolagem: 3.175 kg
Armamento: Pode levar tubos para foguetes e bombas em 4 pontos sob as asas
Tripulação: 2
Operadores: Brasil, Paraguai, Iraque, Egito, Inglaterra, França, Honduras, Argentina, Colômbia, Venezuela, Peru e Catar.

Assista à homenagem de despedida da Esquadrilha da Fumaça ao Tucano T-27:

Via Terra 360 Graus, Wikipedia e Poder Militar Brasileiro

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