UH-1H, um dos heróis da Guerra do Vietnã

Quando os helicópteros UH-1H Iroquois foram apresentados ao mundo no conflito do Vietnã, não se imaginava que eles mudariam o conceito moderno de guerra para sempre. Imortalizado pelo cinema e pela televisão em incontáveis aventuras, é considerado como o mais importante helicóptero americano de todos os tempos.

A sua designação inicial, HU-1, de “helicóptero utilitário” (a letra “U” refere-se a “Utilitário”, em contraste com as versões de ataque e transporte), levou à banalização do seu apelido, “Huey”.

Por sua intensiva utilização e brilhante desempenho, os Huey se tornaram a “cavalaria” e os esquadrões de resgate de muito dos principais confrontos contemporâneos.  Além dos EUA, ainda é operado em países como Nova Zelândia, Colômbia, Bolívia, Canadá, Austrália, México, Espanha, Chile e também no Brasil.

huey1Imagem: Reprodução Wikipedia

O UH-1 foi desenvolvido em 1955 durante testes levados a cabo pelo US Army com o Bell 204/205. Introduzido pela primeira vez ao serviço militar, em 1955, entrou em produção em 1962 como UH-1.

Os últimos aparelhos foram manufaturados em 1976, num total de 16 mil unidades produzidas – destes, aproximadamente sete mil participaram da Guerra do Vietnã. Ao todo, foram abatidos 2.202 pilotos e perdidas cerca de 2.500 aeronaves, durante combates e em acidentes de operação.

Atualmente, a Força Aérea Brasileira (FAB) opera 41 aeronaves UH-1 em dois esquadrões, sendo numericamente a principal aeronave de asas rotativas da FAB.

O Huey atua em missões de ataque, escolta, assalto aerotransportado e salvamento em combate. Porém com o envelhecimento da frota, a Força  está à procura de um substituto à altura da versatilidade desta aeronave exemplar.

huey2Imagem: Reprodução Navgar

Ficha Técnica:

Origem e Fabricação: EUA
Fabricante: Bell Helicopter
Tipo: helicóptero de emprego múltiplo
Motores: uma turbina Lycoming T53-L138 de 1400 SHP
Velocidade máxima: 290km/h
Alcance: 575 km
Teto operacional: 3840m
Peso: 2309kg (vazio) / 4309kg (máximo decolagem)
Dimensões: 12,77m fuselagem / 4,42 altura / 14,63m diâmetro rotor principal
Equipamentos: visores NVG (Night Vision Goggle), ANVIS-6 da ITT
Armamento: metralhadoras laterais e frontais, lança-foguetes
Experiência em combate: Guerra das Malvinas (Argentina), Guerra do Vietnã (EUA e Austrália), Conflito Irã/Iraque (Irã), El Salvador

E que tal um sobrevoo nesta máquina? Cintos afivelados, cauda e proa livre… aproveite o voo!

Deixe aqui sua opinião