Usina solar americana reflete perigo para aviação

Boa para o meio ambiente, porém, ruim para a aviação. Situada próximo a cidade de Las Vegas (EUA), Ivanpah, a maior usina solar do mundo, está cegando os pilotos que a sobrevoam.

No local, um campo com mais de 170 mil espelhos refletem a luz do sol para a geração de energia limpa – porém, todo esse reflexo tem gerado problemas para animais e aeronaves.

Ivanpah-Solar-1

Diariamente, principalmente durante o início da manhã e o começo da tarde, se tornou comum o registro de reclamações de pilotos – e até mesmo de passageiros – às autoridades aeronáuticas da região. Eles normalmente perguntam o que está causando isso, pois não sabem o motivo. Um piloto descreveu a situação como sendo tão ofuscante que é equivalente a “olhar diretamente para o sol”.

Em Ivanpah, os 170 mil espelhos se movem para acompanhar o sol no céu, focando a luz em três torres de 45 andares, que coletam a energia solar. Desde 2013, diversos documentos já foram enviados, com pedido aos designers da usina para fazerem algo em relação ao ofuscamento, porém, nada até agora foi feito.

ngquno7btodetcotfbsv

tm7n2y85mcw6noli2wzp

No entanto, ambientalistas e engenheiros se preocupavam que a usina poderia cegar pilotos, mesmo antes de ser construída. Além de aviões, outros objetos voadores são prejudicados pelo brilho intenso: os raios concentrados de luz solar também “fritam” os pássaros que voam por perto.

Por mais limpas e efetivas que sejam, o entusiasmo por projetos enormes de usinas de energia solar já perderam força em diversas partes do mundo, em razão, principalmente, deste tipo de impacto ambiental. Na Califórnia, um novo projeto similar já foi rejeitado devido à preocupação com as aves. Resta saber qual será o destino desta usina em particular, antes que ocorram acidentes.

Imagens: Reprodução
Via Gizmodo

Deixe aqui sua opinião