Wingsuiting: vista-se para a adrenalina

Estimulando o clima de aventura e liberdade característicos do verão, a coleção H4 da Hangar 33 traz novidades para incentivar a prática das mais diferentes modalidades de voo neste fim de ano. E parece que quanto mais houver adrenalina, melhor!

Os esportes aéreos mais intensos estão entre os principais temas que estampam as T-shirts da nova linha de produtos. Diz-se que o wingsuit é um dos esportes radicais mais intensos em vigor na atualidade. É claro que a Hangar 33 não deixou de lembrar a prática deste esporte que é pura adrenalina com uma criação exclusiva!

camiseta wingsuit

Wingsuit é uma modalidade do paraquedismo e também um esporte radical que se baseia na utilização de um  jumpsuit especial, muitas vezes referido como um “wingsuit” ou “squirrel suit”.

Esta roupa é composta por duas asas de braço e uma asa de perna que, apoiada pelo uso de “células” de nylon infláveis, amplia consideravelmente a área de superfície do paraquedista para aumentar a sua sustentação e assim seu tempo em queda livre, permitindo que percorra distâncias horizontais impressionantes a uma razão de planeio lenta.

O wingsuiter usa seu corpo para controlar a velocidade de avanço, direção e inclinação, e pode levar anos de prática para ser capaz de alcançar um voo eficiente e gerir com sucesso o “ângulo de ataque” da roupa para maximizar o seu desempenho.

Um wingsuiter eficiente pode atingir velocidades de descida tão baixas quanto 25 mph (80% mais baixo do que um paraquedista normal) e a velocidades horizontais de até 220 mph.

Saltando a partir de um avião ou de uma montanha, o wingsuiter conta com a ajuda de um paraquedas, visto que a roupa por si só não fornece sustentação suficiente para manter a descida com segurança em terra, sem o risco de lesões ou morte.

A altitude da descida é monitorada através de um altímetro portátil e um sinalizador sonoro, mantido no capacete. Para o controle do paraquedas, a roupa precisa manter os braços livres, a fim que se possa alcançar os “freios” sem dificuldades.

A asa da perna também precisa ser descompactada, para que o wingsuiter seja capaz de correr durante o pouso.

wingsuitImagem: Reprodução

Vale dizer que o wingsuiting acrescenta um grau maior de complexidade ao salto de paraquedas, aumentando os riscos, tais como spins-planas (fiação incontrolável), burble (um vórtice na área de abertura do paraquedas) e torções (um paraquedas de fiação), entre outras situações. A incapacidade de lidar com estas questões pode causar ferimentos fatais.

O crescente interesse em wingsuiting nos últimos anos levou a criação de uma série de modalidades dentro do esporte, sendo adotado por paraquedistas. Estes incluem Artistics (acrobático), Performance, XRW (Paraquedas / formações wingsuit), Flocking (voo em grupo) e Base wingsuit.

O design e tamanho dos wingsuits são usados ​​com base na modalidade que está sendo praticado e a experiência do wingsuiter. Saiba mais sobre esta prática que vem conquistando os ares!

Via Wing Suit Fly

Deixe aqui sua opinião