XB-70 Valkyrie: projetado para ser o 1º bombardeiro nuclear do mundo

O XB-70 Valkyrie começou a ser projetado pela Força Aérea Norte Americana no final da década de 1950. Com nada menos do que seis motores, este enorme “mamute” fora projetado para ser o primeiro bombardeiro com propulsão nuclear do mundo. Porém, este ramo de pesquisa acabou se revelando precipitado e imprudente. Em parte, porque as pesquisas e os custos de projeto eram enormes, e, por outro lado, porque não era difícil prever que instalar um reator nuclear em um avião militar seria a receita perfeita para um desastre sem precedentes.

Depois de descartar uma solução que usava enormes tanques auxiliares repletos de combustível enriquecido com boro (HEF – High Energy Fuel), os engenheiros norte-americanos chegaram a uma ideia brilhante: usar o efeito aerodinâmico da velocidade supersônica a seu favor.

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A ideia-chave ficou conhecida como sustentação por compressão. As ondas de choque que se formam nas bordas dos aviões supersônicos podem empurrar o avião para cima se as formas forem projetadas corretamente. Particularmente em grandes altitudes, onde o ar é rarefeito, isso resultaria em uma grande economia de combustível.

Experimentações resultaram em alta velocidade e economia de combustível

O projeto final do Valkyrie usou imensas pontas de asa que dobravam para baixo e formavam um “túnel” sob a fuselagem, canalizando e direcionando as ondas de choque. O resultado foi um avião capaz de voar três vezes a velocidade do som em direção ao alvo e ainda reservar combustível suficiente para voltar para casa!

O XB-70 alcançou sua velocidade de projeto em 14 de outubro de 1965, alcançando incríveis 3.219 km/h, a uma altitude de 70.000 pés (21.300 m) sobre Edwards Air Force Base, na Califórnia. Em outras palavras, isto equivale a dizer que este “foguete” precisaria não mais do que 13h para dar uma volta completa ao redor do globo terrestre!

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Dois protótipos do XB-70 foram construídos e usados ​​em voos de ensaio supersônicos entre 1964 até 1969. Voaram em dezenas de testes, que serviram de base dos sistemas de alta velocidade e altitude desenvolvidos nos anos seguintes. O SR-71 Blackbird e o Bombardeiro B-1B, para citar apenas dois, situam suas origens nesta magnífica aeronave, cujo objetivo, único e exclusivo, era ser capaz de realizar um ataque com bombas nucleares dentro do território soviético com velocidade superior à qualquer interceptador ou míssil do inimigo.

Infelizmente, um dos protótipos foi perdido em 1966 após uma colisão no ar, mas é possível ver de perto seu irmão sobrevivente, em exibição para o público no Museu Nacional da Força Aérea dos Estados Unidos, em Dayton, Ohiom na figura abaixo:

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Boa leitura e Bons Ventos!

Fonte: adaptado. Instituto Brasileiro de Engenharia e Hystory Norbit
Fotos: Reprodução

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