YMC-130H, o incrível Hércules adaptado com foguetes

Entre 1981 e 1982, como parte da Operação Credible Sport II, que tinha como finalidade resgatar reféns norte-americanos presos no Irã, surgiu o C-130 Hercules mais curioso já visto!

A ideia era produzir uma aeronave suficientemente grande para transportar até 150 pessoas – entre reféns e equipe de resgate – e que, após resgatar os prisioneiros, pudesse pousar num campo de futebol localizado em frente à embaixada americana, deixando a bordo os feridos, decolar do campo e levá-los até um porta-aviões.

hercules stolImagem: Reprodução  Aeromagazine

Surgiu assim o Lockheed YMC-130H, um C-130H modificado com 30 foguetes, em diferentes conjuntos: oito “ASROC” voltados para a frente (em volta da parte dianteira da fuselagem para parar a aeronave) e oito “Shrike” apontados para baixo com o intuito de diminuir a velocidade de descida, (localizados sobre os porões do trem de pouso).

Também recebeu oito “MK-56” virados para trás (montados na parte inferior traseira da fuselagem para auxiliar na decolagem), dois “Shrike” em pares em suportes sob as asas (para corrigir a guinada durante a transição da decolagem) e dois “ASROC” montados na parte inferior da cauda (para evitar que ela batesse no chão durante uma decolagem muito violenta).

Outras de suas características específicas para pousos e decolagens curtas (STOL, na sigla em inglês) incluíam uma barbatana dorsal e duas ventrais na parte traseira da fuselagem, novos flapsailerons maiores e um novo radome, um gancho de frenagem para pousar num porta-aviões.

hercules stol videoImagem: Reprodução Youtube

O projeto fez uso da aviônica Combat Talon – trazendo um radar de acompanhamento e alerta de terreno, uma suíte de contra medidas defensivas e um radar Doppler/GPS combinado com sistema de navegação inercial da aeronave.

Entretanto, o avião nunca foi usado e hoje está exposto no Museu da Aviação, na Base da Força Aérea Robbins, no estado americano da Georgia.

Acompanhe o vídeo impressionante em que são realizados os testes com o YMC 130H, inclusive com o registro de um acidente:

Via Aeromagazine

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