Airbus 350 XWB: excelência no ar

Famosa por disponibilizar a mais alta tecnologia e o que há de melhor em conforto aos seus passageiros, a Qatar Airways, foi a primeira empresa aérea a receber o mais recente avião de fuselagem larga do mundo, o A350 XWB, produzido pela francesa Airbus. O modelo da início a uma revolução na maneira como as pessoas voarão nas próximas décadas.

As janelas panorâmicas são as maiores disponíveis em qualquer avião comercial moderno, o modelo possui paredes mais retas que aumentam o espaço disponível na altura do ombro. Para quem se senta junto às janelas, foram disponibilizados bagageiros mais amplos que permitem aos viajantes da classe econômica armazenar uma mala de mão e um artigo pessoal de grande volume e aos passageiros da executiva até duas malas de mão. Além disso, a iluminação é inteligente para minimizar os efeitos do jet lag, os motores são mais silenciosos, e o ar mais úmido durante o voo. Ou seja, as palavras de ordem do A350 XWB são: espaço e comodidade.

Detalhes de uma aeronave fazem toda a diferença

A fuselagem da nova aeronave é a primeira a ter mais de 50% de materiais leves em sua composição, diminuindo em até 25% os custos operacionais e de combustível. Entre as inovações há também um novo sistema de qualidade do ar da cabine, que durante o voo é renovado a cada três minutos.

Impulsionado por novos motores da Rolls-Royce Trent XWB, o novo jato tem uma velocidade de cruzeiro até 10% maior (1.050 km/h) que alguns modelos. Durante a decolagem, cada uma das 68 pás de alta pressão da turbina gera potência de aproximadamente 900 HP (horse power), similar a de um motor de Fórmula 1.

Para as companhias aéreas, a aquisição do A350 XWB significa níveis incomparáveis de eficiência operacional e de custo.

Airbus-A350-xwb-voandoNovo A350 XWB

Parceira de sucesso

O primeiro voo do A350 XWB foi significativo para a Rolls-Royce, para a Airbus e para toda a indústria aeroespacial. A Airbus investiu R$ 36 bilhões no desenvolvimento do novo avião e por isso celebra os primeiros resultados positivos.

Fabrice Brégier, presidente e CEO da empresa, declara: “Entregar o primeiro A350 XWB representa um passo considerável na história da Airbus e da aviação. O A350 XWB agora é a aeronave mais moderna em serviço, desenvolvida com nossa excelência estabelecida em mais de 45 anos atendendo às necessidades de nossos clientes. O A350 XWB é o mais recente avião da Airbus a subir aos céus, revolucionando nossa indústria e redefinindo a maneira como as pessoas voam”. Ele acrescenta: “É com um orgulho tremendo que entregamos nosso primeiro A350 XWB hoje para a nossa cliente de lançamento, a Qatar Airways. É uma combinação perfeita: entregar o primeiro modelo de uma aeronave totalmente nova a uma companhia aérea líder de classe mundial”.

O CEO do Qatar Airways Group, Akbar Al Baker, afirma: “Receber o A350 XWB como cliente no lançamento global é um momento de muito orgulho para a Qatar Airways e, depois de muita expectativa, estou bastante feliz pois, chegou o dia em que daremos as boas vindas a esta aeronave de última geração a nossa frota em rápida expansão. Nos sete anos desde que fizemos nosso primeiro pedido no Paris Air Show, investindo em um programa de parceria com a Airbus, houve um crescimento considerável no setor de companhias aéreas. Tenho certeza de que os números de passageiros em todo o mundo só aumentarão nos próximos anos e estou contente porque a Qatar Airways liderará o caminho no setor de aviação ao oferecer a nossos passageiros a oportunidade de viajar a bordo dos aviões mais modernos nos céus”.

John Rishton, CEO da Rolls-Royce, diz: “Estamos muito orgulhosos em ter trabalhado com a Qatar Airways e a Airbus no A350 XWB, usando a mais recente tecnologia para oferecer novos padrões em serviço ao cliente. Este é um dia muito importante para todos na Rolls-Royce. É a conclusão de anos de trabalho árduo e o início de um novo capítulo para nossa empresa”.

espaco-interno-Airbus-A350-xwb-voando

O novo avião permite mais espaço para as pernas e bagagens dos passageiros.

No Brasil o A350 será operado na versão 900 pelas companhias TAM (27 unidades), Avianca Brasil (10 unidades) e Azul (5 unidades). As primeiras entregas foram realizadas para a TAM, em 2015, em 2016 chegaram as aeronaves da Avianca e em 2017 é a vez da Azul receber seus aviões. Confira o vídeo que mostra todos os detalhes:

Fonte: Aeroin e Canal Tech

Deixe aqui sua opinião