Lufthansa completa 60 anos no Brasil

Neste segundo semestre, o grupo alemão Deutsch Lufthansa AG (DLH) comemorou 60 anos de operação ininterrupta no Brasil. O marco se refere à retomada dos voos pela atual companhia que, em 15 de agosto de 1956, inaugurou a rota aérea de Hamburgo (Alemanha) para o Rio de Janeiro (Brasil), cumprindo a escala Hamburg – Düsseldorf/Frankfurt – Paris – Dakar – Rio de Janeiro – Buenos Aires.

Pessoas embarcando em um avião há 60 anos

Neste histórico, a Lufthansa desconsidera o período de atuação de sua antecessora Lufth Hansa. Fundada em 1926, a empresa iniciou a abordagem à América do Sul nos anos 1930. Porém, seus voos foram interrompidos durante a 2ª Guerra Mundial, período em que colaborou logisticamente com o governo alemão. O transporte de passageiros até era permitido, porém limitado a territórios neutros – o que excluía o Brasil como destino, já que o país se uniu no combate aos nazistas.

Com a vitória dos Aliados, a primeira companhia foi declarada como parte da Luftwaffe (Força Aérea alemã) e teve os serviços suspensos. Foi refundada em 1953, sendo aos poucos reestruturada para iniciar uma nova era de atuação. Conforme acordo internacional do pós-guerra, a Alemanha permaneceu vedada de qualquer participação na aviação até 1955.

Avião antigo voando

Um ano após ser refundada, a Lufthansa volta a operar nos céus Brasileiros

Tão logo um ano após o reinício oficial das operações, o primeiro voo LH 500 para o Brasil foi feito a bordo de um Lockheed L1049G Super Constallation. Quando a aeronave passou pela linha do Equador pela primeiríssima vez, os passageiros foram convidados a participar de uma pequena cerimônia, na qual o avião foi batizado.

Alguns dias depois, a frequência sul-americana da Lufthansa foi ampliada com o acréscimo de São Paulo à rota. À época, eram oferecidos dois voos de ida e volta por semana – visto que a viagem durava, em média, 26 horas. Para assegurar o conforto dos passageiros na jornada, eram oferecidos os famosos assentos de primeira classe padrão “Comforette”, que podiam ser transformados em espreguiçadeiras.

Parte interna do avião com pessoas deitadas em bancos espreguiçadeiras

O tempo atual de voo para o mesmo trecho é menos da metade do que era despedido: são cerca de 11 horas. A empresa permite hoje sete voos semanais do Rio de Janeiro para Frankfurt, e doze voos semanais de São Paulo para Frankfurt e Munique. Nos voos saídos de Frankfurt, é operado o Boeing 747-8 Intercontinental, enquanto para Munique se utiliza o Airbus A340-600.

Atualmente, o Grupo Lufthansa ocupa a nona posição das maiores companhias aéreas do mundo, englobando mais de 400 subsidiárias e companhias aéreas associadas. A marca é responsável pelo transporte de aproximadamente 105 milhões de pessoas, a cada ano, atuando em todos os continentes.

Via Aeromagazine e Aeroflap

Deixe aqui sua opinião