Neste segundo semestre, o grupo alemão Deutsch Lufthansa AG (DLH) comemorou 60 anos de operação ininterrupta no Brasil. O marco se refere à retomada dos voos pela atual companhia que, em 15 de agosto de 1956, inaugurou a rota aérea de Hamburgo (Alemanha) para o Rio de Janeiro (Brasil), cumprindo a escala Hamburg – Düsseldorf/Frankfurt – Paris – Dakar – Rio de Janeiro – Buenos Aires.
Neste histórico, a Lufthansa desconsidera o período de atuação de sua antecessora Lufth Hansa. Fundada em 1926, a empresa iniciou a abordagem à América do Sul nos anos 1930. Porém, seus voos foram interrompidos durante a 2ª Guerra Mundial, período em que colaborou logisticamente com o governo alemão. O transporte de passageiros até era permitido, porém limitado a territórios neutros – o que excluía o Brasil como destino, já que o país se uniu no combate aos nazistas.
Com a vitória dos Aliados, a primeira companhia foi declarada como parte da Luftwaffe (Força Aérea alemã) e teve os serviços suspensos. Foi refundada em 1953, sendo aos poucos reestruturada para iniciar uma nova era de atuação. Conforme acordo internacional do pós-guerra, a Alemanha permaneceu vedada de qualquer participação na aviação até 1955.
Um ano após ser refundada, a Lufthansa volta a operar nos céus Brasileiros
Tão logo um ano após o reinício oficial das operações, o primeiro voo LH 500 para o Brasil foi feito a bordo de um Lockheed L1049G Super Constallation. Quando a aeronave passou pela linha do Equador pela primeiríssima vez, os passageiros foram convidados a participar de uma pequena cerimônia, na qual o avião foi batizado.
Alguns dias depois, a frequência sul-americana da Lufthansa foi ampliada com o acréscimo de São Paulo à rota. À época, eram oferecidos dois voos de ida e volta por semana – visto que a viagem durava, em média, 26 horas. Para assegurar o conforto dos passageiros na jornada, eram oferecidos os famosos assentos de primeira classe padrão “Comforette”, que podiam ser transformados em espreguiçadeiras.
O tempo atual de voo para o mesmo trecho é menos da metade do que era despedido: são cerca de 11 horas. A empresa permite hoje sete voos semanais do Rio de Janeiro para Frankfurt, e doze voos semanais de São Paulo para Frankfurt e Munique. Nos voos saídos de Frankfurt, é operado o Boeing 747-8 Intercontinental, enquanto para Munique se utiliza o Airbus A340-600.
Atualmente, o Grupo Lufthansa ocupa a nona posição das maiores companhias aéreas do mundo, englobando mais de 400 subsidiárias e companhias aéreas associadas. A marca é responsável pelo transporte de aproximadamente 105 milhões de pessoas, a cada ano, atuando em todos os continentes.
Via Aeromagazine e Aeroflap