Entenda mais sobre os Painéis de Voo Eletrônicos

Avanços em telas (displays) digitais e em componentes eletrônicos têm sido implementados no cockpit de aeronaves da aviação geral. Além da melhoria na confiabilidade do sistema, o que aumenta a segurança como um todo, o painel de voo eletrônico (EFD, do inglês, eletronic flight display) tem diminuído o custo total de equipar as aeronaves com aviônicos e painel de instrumentos de primeira linha.

Pacotes primários de instrumentação eletrônica são menos propensos a falhas do que seus equivalentes analógicos. Além disso, não é mais necessário criar layouts de painel desordenado no desenvolvimento de novos aviões, a fim de acomodar todos os instrumentos de voo necessários separadamente.

Em vez disso, é instalado um multi-painel digital de voo, que exibe uma combinação de todos os instrumentos de voo em uma única tela,que é chamada de tela de informações primárias de voo (PFD –primary flight display). O “pacote tradicional” de instrumentos agora é exibido em uma única tela de cristal líquido.

Mas o avanço tecnológico não se resume às telas. Apesar das fontes de dados e informações serem as mesmas, agora elas são passadas inicialmente a módulos computadorizados como o ADC (air data computer) ou o AHARS (attitude heading and reference system), que trabalham esses dados e fornecem muitas outras informações digitalizadas e de forma direta, na tela aos pilotos.

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As telas eletrônicas podem ser configuradas simplesmente pela instalação de pacotes de software diferentes, o que as torna extremamente versáteis para atender a uma variedade de aeronaves diferentes. Os fabricantes também são capazes de atualizar ou modernizar o painel (upgrade) da mesma forma, eliminando a necessidade de substituir instrumentos individuais.

O EFD utiliza o mesmo tipo de inputs dos instrumentos analógicos. Mas, no entanto, o sistema de processamento é diferente. As entradas das linhas de pressão do sistema Pitot-estático são recebidas por um computador de dados de voo (ADC). O ADC recebe informações de vários sensores, inclusive do sistema Pitot-estático. Ele então calcula a diferença entre a pressão total e a pressão estática e gera as informações necessárias para exibir a velocidade.

O ADC é um dispositivo em módulo separado que, além de fornecer informações para o EFD, é capaz de fornecer dados para outros sistemas, como o de controle do piloto automático. Em caso de mau funcionamento, o ADC pode ser rapidamente removido e substituído.

PFD Garmin GTN 750 WASS GPS/NAV/COMM

PFD Garmin GTN 750 WASS GPS/NAV/COMM

Quer saber mais? Assista a este tutorial (em inglês) para operação do modelo Garmin G1000, produzido pela fabricante:

 

 

 

 

 

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