Tecnologia para reduzir o custo de investimento do caça F-35

Segundo a Lockheed Martin, uma série de investimentos em tecnologia e mudanças na produção do caça F-35 está reduzindo o seu custo – e as economias devem triplicar no nono lote de jatos a serem produzidos.

A gerente do programa F-35 da Lockheed, Lorraine Martin, disse no último dia 18 que, 58 das 131 ideias apresentadas no mês de julho do ano passado tinham sido aceitas. Afirmou, também que, 49 milhões de dólares já foram investidos e que mais 57 milhões em novos projetos ainda estariam sendo considerados.

caca-f-35

A Lockheed está trabalhando com o governo dos EUA para reduzir o custo de 400 bilhões de dólares previstos para o desenvolvimento e montagem dos três modelos do avião caça. As transformações incluem novas ferramentas para aplicar revestimentos a jato, laser de alta tecnologia para remover o excesso de tinta e um novo processo de uso de ferramentas durante a maquinagem de arrefecimento. A executiva ainda disse que as mudanças já aprovadas haviam reduzido o custo de cada jato em 260 mil dólares e que podem triplicar a economia.

O programa está a caminho de concretizar o objetivo global de reduzir o custo de produção dos jatos em 1,8 bilhão de dólares até 2019, ou em 10 milhões por jato, com meta de 80 milhões por avião em 2019.

Fonte: REUTERS

Deixe aqui sua opinião