2014 foi o ano mais seguro na história da aviação civil, segundo IATA

O ano de 2014 é considerado o mais seguro na história da aviação civil, segundo a Associação Internacional do Transporte Aéreo (IATA). Apesar das mortes de 641 pessoas, a IATA registrou no ano que passou 12 catástrofes aéreas, contra uma média de 19 acidentes fatais por ano, entre 2009 e 2013.

O relatório da IATA não inclui os 298 mortos do avião Boeing 777 da Malaysia Airlines (voo MH17) derrubado no leste da Ucrânia – já que não foi considerado um acidente. A aeronave foi abatida por um míssil na zona onde acontecem combates da rebelião separatista. Embora o elevado custo em vidas humanas de várias catástrofes, 2014, ainda assim, foi um dos anos mais seguros para a história da aviação civil do ponto de vista da quantidade de acidentes – destacou o diretor da IATA, Tony Tyler.

2014-o-ano-mais-seguro-na-historia-da-aviacao

 

A taxa de acidentes em 2014 é a “mais baixa” da história da aviação, estabelecendo-se em 0,23 acidente por um milhão de voos – o que corresponde a um acidente a cada 4,4 milhões de voos.

Em 2013, a taxa de acidentes foi de 0,41 por um milhão de voos, segundo o relatório da IATA apresentado por Tyler, em Hong Kong. “Embora a questão da segurança aérea tenha estado na primeira página dos jornais durante boa parte do ano de 2014, viajar de avião é algo seguro”, disse Tyler. Ele ainda garantiu que a IATA segue trabalhando para que o transporte aéreo seja cada vez mais seguro.

“A indústria considera de forma unânime que deve fazer algo para melhorar os dispositivos de acompanhamento dos voos”, relata Tyler – sobretudo, após o misterioso desaparecimento do voo MH370, da Malaysian Airlines. O avião desapareceu no oceano Índico, com 239 pessoas a bordo, depois de decolar de Kuala Lumpur, na Malásia, em direção a Pequim, na China. Apesar dos esforços de buscas, até hoje nenhum sinal ou pedaço do aparelho foi encontrado.

FONTE: http://www.portugues.rfi.fr/mundo

Deixe aqui sua opinião