Conheça o cemitério de aviões encontrado no fundo do Pacífico

Muitos tesouros da Segunda Guerra Mundial ainda hoje podem ser encontrados nas profundezas do Oceano Pacífico. É o que mostra uma coletânea incrível de fotos submarinas feita pela mergulhadora americana Brandi Mueller. Uma série de imagens deslumbrantes e inesperadas revelou destroços de mais de 150 aviões militares após sete décadas convivendo entre corais e peixes no fundo do mar.

A responsável pela descoberta estava tirando um tempo de seu trabalho de guarda costeira para ensinar mergulho, quando encontrou cemitério de aviões repousando a cerca de 45 metros de profundidade. O ponto está situado a menos de 10 km da costa de Roi-Namur, nas Ilhas Marshall.

brandi-mueller-mergulhadora-e-pesquisadora

cemiterio-de-avioes-no-oceano-pacifico

cemiterio-de-avioes

oceano-pacifico-cemiterio-de-avioes

Mas diferente do que se possa imaginar, as aeronaves não estavam lá por terem sido derrubadas durante o conflito. As máquinas foram lançadas intencionalmente dos porta-aviões aliados após a campanha vitoriosa contra os japoneses. Embora estivessem em perfeitas condições, o descarte acontecia porque era muito caro levar os aviões de volta aos Estados Unidos após o fim da guerra.

Surpreendentemente, muitos exemplares permaneceram intactos, com apenas algumas caudas quebradas e asas jogadas ao chão. “Para mim, mergulhar em meio a aviões foi algo realmente único. Vê-los debaixo d´água é estranho, porque eles não pertencem à água, eles pertencem ao céu. E como esses aviões não afundaram por causa da guerra, eles são realmente muito especiais”, destacou Brandi Muller.

cemiterio-de-avioes-da-segunda-guerra-no-oceano-pacifico

oceano-pacifico-guarda-cemiterio-de-avioes-da-segunda-guerra-mundial

brandi-mueller-registra-cemiterio-de-avioes-no-pacifico

O achado trouxe um encontro com aeronaves americanas históricas, incluindo bombardeiros de mergulho Douglas SBD Dauntless, F4U Corsair e TBF / TBM Avengers. Também foram vistos exemplares de Helldivers, B-25 Mitchell, Curtiss C-46 Commando e F4F Wildcats.

Aparentemente, todos foram alocados durante a batalha de Kwajalein, que ocorreu entre janeiro e fevereiro de 1944. À época, quase 50 mil membros das forças armadas dos EUA participaram da batalha para tomar as Ilhas Marshall e, de lá, formar um ponto-chave na região para obter uma maior ofensiva marítima contra o Japão.

Pouco tempo depois, a investida dos aliados no Pacífico se mostrou assertiva. Partindo da Ilha de Tinian, próximo das Ilhas Marshall, o bombardeiro Enola Gay lançou a bomba nuclear sobre Hiroshima, efetivamente terminando a Segunda Guerra em 06 de agosto de 1945.

>> Imagens: Reprodução | Via Dailymail

 

Deixe aqui sua opinião