Descubra a teoria dos controles de voo

Você sabia que controlar uma aeronave em voo não é tão difícil como se pensa? Pelo menos em teoria!

O Sistema de Controle de Voo é o mecanismo através do qual permite a movimentação das superfícies de controle de uma aeronave – profundor, ailerons, leme e os compensadores. Tal sistema é acionado pelo piloto através do manche (que pode ser do tipo “volante” ou “bastão”) e dos pedais, conhecidos como comandos de voo.

Porém, antes de explicarmos os comandos em si, é necessário compreender o conceito dos eixos de uma aeronave. Toda a vez em que uma aeronave modifica sua atitude de voo  – quando realiza, por exemplo, uma curva ou subida, ela o faz em torno de um ou mais eixos.

Estes eixos são compostos de três linhas imaginárias que, por sua vez, passam por um ponto conhecido como Centro de Gravidade (CG). Assim, são considerados como eixos imaginários em torno do qual gira uma aeronave.

controls1Imagem: Reprodução RC Airplane World

 

Note que os três eixos passam através do GC em ângulos de 90 ° entre si. O eixo que se estende do nariz à cauda é chamado eixo longitudinal, o eixo que contempla uma ponta a outra da asa é o transversal, e o eixo vertical é aquele que incide através do centro de gravidade.

Bom, agora podemos falar sobre os comandos! O manche da aeronave é utilizado para erguer (cabrar) ou baixar (picar) o nariz do avião. Quando cabrado (puxando o manche para trás), a lâmina de ar que escoa para a cauda provoca uma pressão aerodinâmica sobre o profundor (que neste momento deverá estar defletido para cima), baixando a cauda do avião e, consequentemente, erguendo o seu nariz.

O mesmo ocorre quando o avião é “picado”: levando o manche à frente, a cauda do avião irá levantar (profundor defletido para baixo), momento em que o nariz abaixa. Os movimentos de cabrar e picar são denominados movimentos de arfagem. Os movimentos de arfagem são realizados sobre o Eixo Transversal (ou lateral) da aeronave.

fligh1Imagem: Reprodução Ground Instructor

 

O manche de uma aeronave também pode ser deslocado para os lados (ou girado, quando for do tipo “volante”), a fim de rolar ou inclinar as asas do avião em voo. É o caso em que se executa uma curva, realizada sobre o eixo longitudinal da aeronave. Este movimento de rolagem é também conhecido como rolamento, inclinação lateral ou bancagem, termos que normalmente são cobrados em provas teóricas para àqueles que desejam ser pilotos algum dia.

Finalmente, os pedais servem para guinar o avião, isto é, desviar o nariz para a direita ou para a esquerda sobre o eixo vertical da aeronave. Isto é possível através da aplicação dos pedais da aeronave, ao alcance dos dois pés do piloto.

pitching rolling1 yawnEixos e seus movimentos correspondentes através dos comandos de voo |
Imagens: Reprodução Define Aviation

 

Em resumo, com o movimento do manche de uma aeronave, o piloto será capaz de executar movimentos de arfagem (picando ou cabrando a aeronave) ou rolagem (deslocando o manche para os lados). Já através da aplicação dos pedais, a aeronave é capaz de guinar, ou seja, deslocar seu nariz para a esquerda ou direita.

O grau de dificuldade aumenta quando se pretende realizar uma curva, digamos, perfeita. Para estes casos, será necessária a coordenação entre os pedais e o manche. Assim a aeronave não corre o risco de derrapar (sair para fora da trajetória da curva que a aeronave executa) ou escorregar (escorregar para dentro da trajetória da curva que a aeronave segue).

Contudo, este “ajuste fino” só é possível com algumas aulas práticas de voo. E então, bora voar?

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