A aptidão para voar é um conceito que vai além dos procedimentos de uma inspeção de saúde

Com os últimos acontecimentos no mundo da aviação civil, alguns questionamentos vêm à tona: afinal, como estar apto para realizar voos?

Ter aptidões para voar vai muito além do que simplesmente ter um cartão de saúde válido. Não que a inspeção de saúde não tenha valor – porém, esta é uma análise pontual e distante do cotidiano. Aptidão para voo é um conceito que extrapola esse tipo de procedimento. Ela passa pelo reconhecimento da complexidade da atividade aérea e da necessidade de boas condições físicas e mentais dos tripulantes para o seu desenvolvimento com segurança. É uma qualidade construída e adquirida com o tempo e envolve senso de autocuidado, autoconhecimento, estudo, disciplina, forjamento das respostas emocionais, gerenciamento do estresse, respeito aos próprios limites, entre tantos outros aspectos.

A falta de condicionamento físico, o uso de medicações, depressão, estresse, privação do sono, hábitos alimentares ruins, situações pessoais e familiares de conflito, por exemplo, são fatores que podem degradar essa aptidão. Assim, o seu julgamento em relação às condições de saúde para a atividade aeronáutica deve ser revisado pelo próprio aeronavegante antes de cada voo – da mesma forma que acontece o check pré voo da aeronave, é feito um check pré voo individual.  

aptidao-para-voar

 

Para se ter absoluta certeza de que há condições para a execução de uma decolagem segura, perguntas devem ser realizadas – de modo que se as respostas não forem positivas, a decisão de interrupção do engajamento em atividade aérea precisa ser considerada.

Por isso, fica aqui uma sugestão de checklist pessoal utilizando a regra mnemônica IMSAFE (originado do inglês I’m safe: eu estou seguro).

Illness(doenças)

Apresento algum sintoma de doença?

Medications(medicamentos)

Tomei alguma medicação nas últimas 24 horas?

Stress (estresse)

Estou sobre alguma pressão no trabalho? Estou com algum problema pessoal, familiar ou financeiro?

Alcohol(álcool)

Ingeri bebida alcoólica nas últimas 24 horas? Sinto algum efeito residual?

Fatigue (fadiga)

Estou cansado ou não repousei adequadamente?

Eating(alimentação)

Alimentei-me de maneira apropriada para o tipo e o tempo de voo?

 

Fonte: Fatores Humanos e Aspectos da Medicina Aeroespacial. UNISUL, 2011.

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