A astúcia e versatilidade do convertiplano V-22 Osprey

Bell Boeing V-22 Osprey é uma aeronave militar multifunção, capaz de realizar pousos e decolagens verticais (VTOL) e em terreno curto (STOL).

Ele foi projetado para cumprir as funções de um helicóptero convencional, assim como as de um avião turbo-hélice de alta velocidade e longo alcance – mais conhecido como “convertiplano”.

OspreyImagem: Reprodução Poder Aéreo

Seu programa de desenvolvimento teve início em 1981 e custou cerca de US$ 35 bilhões de dólares. Em 1983, o projeto para desenvolver a aeronave foi entregue às empresas Bell Helicopter e Boeing Helicopters, sendo que as empresas produziriam juntas o avião, assim que estivesse completo.

O primeiro V-22 voou em 1989. Contudo, depois de sofrer várias alterações em virtude de dificuldades técnicas, somente em junho de 2007 as primeiras unidades foram entregues à US Air Force. As aeronaves passaram a operar em substituição ao Boeing Vertol CH-46 Sea Knight da Marinha americana.

Osprey1Imagem: Reprodução Naval Today

Em outubro do mesmo ano, a Força Aérea também aceitou as primeiras encomendas do V-22. Em 2009, no Iraque, foram usados pela primeira vez em uma operação militar, além de participarem posteriormente em ações de inteligência e resgate no Afeganistão, Sudão e Líbia.

Atualmente, há 214 exemplares do V-22 Osprey em operação e a frota mundial já acumulou quase 200 mil horas de voo – sendo metade delas atingidas nos últimos três anos. Também Israel, Japão e Emirados Árabes já estudam a compra de suas próprias unidades.

Osprey2Imagem: Reprodução VCKM

Em nota divulgada no ano passado,  se tornou público que o programa Bell Boeing V-22 recebeu um contrato para produção e entrega de 99 aeronaves “titrotor” V-22 Osprey. O contrato de cinco anos tem valor aproximado de US$ 6,5 bilhões, realizado pelo Comando de Sistemas Aéreos dos Estados Unidos (NAVAIR).

Assista em vídeo a uma incrível demonstração desta versátil aeronave!

Via Wikipedia

Deixe aqui sua opinião