Bell 505 Jet Ranger X realiza primeiro voo

A Bell Helicopter anunciou que realizou com sucesso o primeiro voo do seu novo Bell 505 Jet Ranger X. O voo inaugural ocorreu nas instalações da empresa em Mirabel, Québec, no Canadá.

O Bell 505 Jet Ranger X é uma evolução da consagrada família Jet Ranger e foi revelado pela primeira vez na Heli-Expo 2014 – e desde então já acumula mais de 240 cartas de intenção de compra.

Bell1

O sucesso é fácil de ser justificado: o Jet Ranger X é um helicóptero monoturbina de cinco lugares, com velocidade de cruzeiro de 125 nós, com autonomia superior a 360 milhas náuticas e carga útil de 1.500 kg, oferece desempenho best-in-class e se destina a ser a aeronave mais segura e mais fácil de voar em sua categoria, por um preço acessível.

Projetado como uma aeronave multi-missão, o Jet Ranger X possui piso totalmente plano e conta com aumento do volume de cabine e portas clam shell, o que permite flexibilidade na configuração e emprego. O motor Turbomeca Arrius 2R possui controle digital (FADEC) e inclui um sistema de rotor de alta inércia que melhoram consideravelmente a capacidade de auto-rotação.

Bell

“Nós pairamos o 505, realizamos uma avaliação de controlabilidade em baixa velocidade e voamos mais duas voltas no circuito de tráfego local. Nossa velocidade máxima hoje foi de 60 nós, e ao todo o voo durou cerca de 30 minutos“, acrescentou Eric Emblin, piloto de testes sênior da Bell Helicopter.

“Vimos tremenda resposta de mercado do Bell 505, e o seu primeiro voo marcou mais um passo em direção à entrega de alto desempenho, para as aeronaves de alto valor que nossos clientes têm solicitado”, disse Matt Hasik, vice-presidente sênior de programas comerciais da Bell Helicopter.

“Estou animado por fazer parte da história do legado Jet Ranger, uma aeronave que definiu o mercado há quase 50 anos”, destaca.

Imagens: Divulgação
Via Rotor Brasil e Aeromagazine

Deixe aqui sua opinião