Já faz muito tempo que a moda masculina deixou de ser algo apenas para acompanhar o clima da estação. Quem é esperto já sabe que, entre outras funções, as roupas ajudam a transmitir uma boa imagem pessoal e a destacar seus pontos fortes. Por isso, saber incorporar certos cuidados na hora de se vestir não é “frescura”. É investimento!
Seja qual for a personalidade que você procura transmitir através do seu guarda-roupa, é fundamental prestar atenção ao comprimento e largura das peças que veste, de modo a manter as proporções do seu corpo mais equilibradas e assertivas visualmente. Entre os vários detalhes que precisam ser administrados, um é muito fácil de perceber: já reparou se as suas calças estão na altura correta?
Tenha em mente que a calça masculina é sempre um pouco mais curta na parte da frente, do que na parte de trás. Nas peças com o corte reto, para o dia a dia, a referência é de que a barra encoste a frente do sapato e siga a linha de cima do salto, na parte de trás. Ou seja: de modo geral, a barra da calça deve apenas encostar levemente no sapato, sem cobri-lo.
Agora, se você prefere seguir uma linha mais moderna, um comprimento mais curto transmite uma imagem mais atual. Mas mantenha atenção ao tamanho: para evitar o visual “Jeca Tatu”, encurte a peça (seja fazendo a barra ou apenas dobrando) em no máximo dois centímetros acima do sapato – uma altura que equivale, mais ou menos, até o meio do osso do tornozelo. Esse tipo de caimento combina bem com calças mais justas, em jeans e sarja.
Já para não errar no caso de peças em tecidos nobres, o truque é simples: os cadarços do sapato nunca devem ser cobertos pela barra da calça. Esse tipo de caimento é perfeito para a maioria dos homens. No entanto, se você prefere um estilo mais clássico, pode ousar esticando um pouco o comprimento – um dedo abaixo do tornozelo é o ideal.
Tipos de barra de calça
Na hora de comprar uma calça ou mandar ajustá-la ao seu tamanho, é importante entender os variados tipos de acabamento disponíveis, prevendo o que melhor se adequa ao seu perfil:
– Barra original: conserva as características originais da peça, como o efeito da calça e a lavagem. Ela é cortada no tamanho certo e depois é aplicada a mesma barra, não deixando sobra por dentro (esse tipo é a mais comum na produção industrial em calças jeans).
– Barra simples: a virada do tecido é feita na largura desejada e a costura também não é muito elaborada. Esse tipo de barra é ideal para calças de sarja e normalmente é feita na máquina.
– A barra à mão (ou invisível): a mais utilizada nas calças sociais. Como o nome diz, ela é toda feita à mão, com pontos delicados e só dá para vê-los do lado de dentro da peça. A medida mais comum da barra social é uma virada de 5cm.
Barra italiana: a virada do tecido, com cerca de quatro centímetros, é típica das calças mais clássicas. Pode ser feita à mão ou em uma máquina.
Dica prática: na hora de escolher uma calça, tenha sempre junto o sapato e o tipo de meia que você mais vai usar com ela. Caso contrário, o comprimento poderá parecer ótimo na hora de provar, mas depois, quando você for se arrumar para a vida real, pode acontecer de perceber que ficou mais comprida do que o esperado. Isso porque os sapatos têm alturas e características diferentes, que podem interferir no caimento.
Aproveite que a loja virtual da Hangar 33 disponibiliza as medidas de cada peça (abaixo do botão “adicione ao carrinho”) e adquira a sua nova calça sem medo de errar! No caso de qualquer problema, a primeira troca é sempre grátis e você ainda pode garantir peças com até 70% de desconto!