Conheça a atuação do Sikorsky HH-60G

Sikorsky HH-60G é um helicóptero fantástico que incorpora, há anos, as missões da Força Aérea dos Estados Unidos. Sua principal missão é realizar missões de resgate em operações especiais de todo tipo, incluindo a prestação de serviços militares de busca e salvamento.

Extremamente versátil, a aeronave é capaz de realizar operações diurnas ou noturnas em quaisquer ambientes. Devido a esta sua característica, o HH-60G também realiza muitas operações em tempo de paz.

Seu rol de tarefas inclui serviços de busca e salvamento civis, atividades de emergência aeromédica e de ajuda humanitária – e até mesmo de ajuda internacional, como ações de combate às drogas em países da América Latina.  É também a aeronave de apoio aos ônibus espaciais da NASA.

salvamento1Imagem: Reprodução Nellis Air Force Base

O grande desempenho desta máquina aérea também se estende a terras brasileiras. Em 1997, o Exército nacional adquiriu quatro exemplares da sua variante terrestre, o Sikorsky UH-60 Black Hawk, para serem operados na Missão de Observação Militar Equador-Peru (MOMEP).

A escolha se deu especialmente pelas características da região do conflito, onde há grande altitude e quase nenhuma infra-estrutura aeroportuária. Atualmente, estes helicópteros estão integrados a 4º Batalhão de Aviação do Exército, na cidade de Manaus (AM).

Já em 2006, a FAB incorporou mais seis helicópteros dos estoques dos EUA. Os UH-60L foram adquiridos com o  objetivo de atender, especificamente, a missão de Combate SAR na região amazônica, sendo distribuídos no Esquadrão Hárpia 7º/8º GAV e Pantera 5º/8º.

salvamento2Imagem: Reprodução Tecnologia & Defesa

Conheça mais sobre as incríveis características do HH-60G neste vídeo de apresentação:

Deixe aqui sua opinião