Desorientação espacial: previna-se contra a “vertigem de piloto”

Via Piloto Policial

Desde 1954,  a desorientação espacial é vista como causa em cerca de 10% dos acidentes ocorridos na aviação.  O tema é recorrente, porém, muitas vezes não é assimilado com a seriedade que merece.

desorinteImagem: Reprodução Whipjet.com

Em termos técnicos, a também chamada “vertigem de piloto” é uma condição em que um voador não consegue determinar acuradamente a sua localização.  Este problema faz com que pilotos e copilotos tenham uma ilusão de referência durante o voo, ficando desorientados e deixando de notar uma sensação de queda, por exemplo.

Independentemente de proficiência ou tempo de experiência, todos os pilotos podem experimentar ilusões sensoriais, enquanto voam à noite ou em condições meteorológicas adversas. Estas ilusões podem conduzir a um conflito entre as indicações das atitudes reais da aeronave e aquilo que o piloto “sente” no espaço onde está.

desoriImagem: Reprodução Wiki

Muitos também acabam por se acidentar enquanto estão engajados em tarefas que tomam sua atenção para longe dos instrumentos de voo. Outros, percebem um conflito entre seus sentidos corporais e os instrumentos, e se acidentam porque não conseguem resolvê-lo. Porém, há pilotos desorientados que podem também não perceber seu erro de orientação como um todo.

Por isso, um entendimento básico sobre os órgãos de equilíbrio do organismo, assim como sobre os mecanismo fisiológicos destas ilusões e das condições de voo onde podem ser esperadas, podem ajudar o piloto a enfrentar casos de desorientação espacial.

Saiba mais sobre o problema através de vídeo produzido pela Federal Aviation Administration (FAA), Órgão regulador da aviação americana:

 

Deixe aqui sua opinião