Dress code: como se vestir conforme o convite?

Ele sempre vem indicado junto ao convite de um evento para facilitar a escolha da roupa e evitar gafes sociais. No entanto, o chamado “dress code” ou, ao pé da letra, “código de vestimenta”, muitas vezes pode acabar assustando ou confundindo quem o recebe.

Se você faz parte da lista dos que não sabem muito bem o que pode e o que não pode ser usado, esse post é para facilitar a sua vida! Relacionamos dicas valiosas para você tirar suas dúvidas antes de decidir o visual e evitar desconfortos. Conheça os tipos de trajes, do menos formal para o mais formal:

Traje Esporte (Casual, Sport Casual)

hangar-33-dress-code-como-se-vestir-2Loja virtual:

Camisa  l Camisa Polo

Geralmente indicado para eventos sociais durante o dia, ao ar livre ou mais casuais, como almoço de negócios no fim de semana, aniversários e churrasco da empresa. Mas atenção: não se deve levar a expressão ao pé da letra! Trajes esportivos, como agasalhos, camisas de time, moletom e tênis de corrida, não são permitidos.

O que vestir: calça (pode ser jeans), camisa mais despojada, camiseta de malha, polo, sapatênis ou um tênis mais moderno, mocassim. Se estiver frio, blazer discreto.

Traje Passeio (Tenue de Ville, Esporte Fino, Alto Esporte)

hangar-33-dress-code-como-se-vestir-3Loja virtual:

Camisa 1  l  Camisa 2

trabalhar. Se o evento for de dia, não precisa usar gravata. Chamado popularmente de Esporte Fino, você ainda não poderá ainda colocar aquele bom e velho jeans nesse traje que não obriga tanta formalidade, mas também não abre mão da elegância.

O que vestir: calça social e blazer (não necessariamente da mesma cor), camisa de manga comprida (lisa, colorida ou com estampas discretas), terno (durante o dia, dê preferência a ternos claros. Para o final da tarde ou à noite, terno escuro e gravata são indicados). Para os pés, sapatos de couro combinando com a cor do cinto.

Traje Passeio Completo (Social, Formal)

hangar-33-dress-code-como-se-vestir-1Loja virtual:

Camisa 1   l Camisa 2 

Usado em casamentos, formaturas, festas sofisticadas de 15 anos, bodas, óperas, premiações e jantares especiais. Pode ser dividido em duas categorias: After Five e Business Formal. Em ambos os casos, recomenda-se uso de peças de tecidos mais nobres.

O que vestir: meias, sapato e cinto obrigatoriamente pretos, sendo os calçados de couro e sola de madeira, ternos completos compostos por calça social e paletó abotoado não necessariamente das mesmas cores. Camisa social de manga comprida e lisa, e gravata. Hoje em dia, o colete é dispensável.

Traje Gala (Black-tie, À Rigor, Tenue deSoirée ou Habillée)

Para noites de gala, bailes, grandes premiações, recepções formais de casamento, eventos luxuosos e sofisticados ou festa com muito glamour, dignas de tapete vermelho. Exige o uso de tecidos nobres. Há ainda três variações de Black Tie: Black Tie, Black TieOptional/ Black Tieinvited, e Creative Black Tie/ Black Tie Festive.

O que vestir: no Black Tie, homens devem usar Smoking completo (gravata borboleta preta, camisa branca de pala pregueada e com abotoaduras e faixa de cetim). Opcionalmente, podem usar suspesórios. Já no Black Tie Optional, os homens podem optar por um terno escuro, camisa branca e uma gravata conservadora. E no Creative Black Tie, Smoking, camisa preta, e sem gravata se preferir. Sapatos sempre verniz, ou de couro normal muito bem lustrados.

Via Revista Donna e Amo Muito

Deixe aqui sua opinião