Legacy 500 traz “fly-by-wire” ao mercado midsize

O projeto do Legacy 500, o mais novo jato executivo desenvolvido pela Embraer, comemora a sua certificação na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Sendo uma combinação ideal de projeto avançado, conforto de cabine e bom custo-benefício, a produção comercial do Legacy 500 já está em andamento.

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A primeira unidade deverá ser entregue ainda no fim deste mês, a um operador brasileiro, cujo nome não foi divulgado. A Embraer prevê entregar outras cinco unidades ainda este ano.

Com motorização turbofan, alcance intercontinental e preço estimado em US$ 20 milhões, Legacy 500 tem como grande diferencial ser o primeiro modelo voltado para o mercado midsize (de oito a 12 passageiros e alcance de 3 mil milhas náuticas) dotado da tecnologia de controle de voo eletrônico “fly-by-wire” – até então utilizada apenas em grandes aeronaves comerciais ou jatos executivos, geralmente estimados em valores acima de US$ 50 milhões.

O voo “fly-by-wire”, tendo o controle das superfícies móveis de comando da aeronave por intermédio de pulsos elétricos, proporciona maior conforto, eficiência e reduz a carga de trabalho dos pilotos, aumentando ainda mais a segurança das operações.

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Mesmo a Embraer não revelando muitas informações a respeito de encomendas para essas novas aeronaves, o diretor executivo salientou que os Estados Unidos é o maior mercado para jatos executivos atualmente, seguido da Europa, Brasil, China e Ásia-Pacífico.

O interesse é tanto que, inclusive a Força Aérea Brasileira (FAB) já confirmou a compra de seis unidades dos jatos executivos. O contrato foi assinado no dia 30 de abril deste ano, com previsão de entrega para o primeiro semestre de 2016.

A aeronaves deverão ser aplicadas ao Grupo de Inspeção em Voo (GEIV), unidade subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). Vale destacar que as aeronaves que operam no GEIV atuam em missões de inspeção e aferição dos instrumentos de auxílio à navegação aérea, sendo algo como “aeronaves laboratório”. Saiba mais sobre a decisão

Imagens: Divulgação
Via Aeromagazine

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