Mais segurança para a aviação desportiva: o exemplo da Austrália

Via Flight Safety Australia

A aviação desportiva não consiste somente em voar aeronaves diferentes, mas também em ter que administrar sua construção e manutenção.

Assim como no resto do mundo, na Austrália, o número de aeronaves experimentais é cada vez maior. A manutenção nestes equipamentos deveria ser mantida por empresas autorizadas, porém, a distribuição das aeronaves não coincide com os locais onde as empresas estão estabelecidas.

australiaqImagem: Reprodução Super-b

Por esta razão, os construtores amadores receberam a permissão para efetuarem, eles mesmos, a manutenção dos equipamentos. A autorização foi concedida pela Civil Aviation Safety Authorit (CASA) em 2009, seguindo uma iniciativa da Sport Aircraft Operations Group (SAOG).

Para dar viabilidade ao processo, SAOG e CASA desenvolveram um curso unindo instruções de aeronavegabilidade e demonstrações práticas dos padrões de manutenção. A própria SAOG é responsável por aplicar o treinamento, que também mantém os proprietários atualizados em relação às mudanças de regulamentação e requerimentos legais. Os cursos são ministrados em qualquer lugar do país, conforme a demanda.

australiaImagem: Reprodução Dailymail.co.uk

A proposta segue com ótima aceitação e os benefícios são notáveis, visto que pilotos amadores e construtores de aeronaves esportivas são geralmente curiosos intelectuais e estão constantemente procurando desafios que somem à sua “expertise” aeronáutica.

Com os novos conhecimentos, os adeptos estão realizando não só a manutenção das suas aeronaves, como mantendo um gerenciamento de risco que inclui, inclusive, a reengenharia de muitos projetos. Isto vem somar ao segmento aerodesportivo daquele país mais educação e cultura de segurança. Um exemplo a ser seguido por aqui.

Deixe aqui sua opinião