O computador de voo e o planejamento da navegação aérea

Desde tempos imemoriais, o ser humano sonha em voar. Mas, ao contrário dos pássaros, esta dádiva nunca foi e jamais será simples àqueles que buscam experimentar a sensação de liberdade que o voo é capaz de produzir.

Com um corpo que em nada favorece a habilidade do voo – membros sem proteção alguma contra impactos, nenhuma superfície aerodinâmica, nada de aerofólios – foi  graças à sua inteligência que hoje é possível embarcar em máquinas construídas a partir de materiais compostos e voar a partir de instrumentos jamais imaginados em toda a história, com segurança, precisão e rapidez.

Ao contrário das aves, naturalmente adaptadas para a função, o Homem depende de cálculos para que seu voo seja possível.  Dependemos ainda de instrumentos, cujo objetivo é tornar mais simples a resolução dos cálculos necessários para que uma aeronave ganhe os céus.

p5Imagem: Reprodução

O computador de voo, embora para alguns seja considerado “ultrapassado” (já existem números instrumentos e tecnologias aplicadas capazes de fazer os cálculos por você (como no caso deste moderno painel do Airbus A380 da imagem), ele ainda é uma ferramenta indispensável para quem está dando os primeiros passos na arte de voar.

É através de um computador de voo que os estudantes de aviação passam a entender o processo através do qual se realizam cálculos para o planejamento de uma navegação aérea – como, por exemplo, a averiguação do consumo para se chegar com folga de combustível no destino desejado, o vento atuante no percurso para corrigir o deslocamento da aeronave em voo, o tempo da viagem, além das diversas operações que envolvem uma navegação.

p5-2Imagem: Reprodução

A régua de cálculos, que, junto a um disco móvel, compõe um computador repleto de unidades e escalas, é capaz de fornecer todas as informações necessárias do qual necessita um aeronavegante.

Mas a coisa não é tão simples quanto parece: se procede da mesma forma para que o estudante adquira precisão nos cálculos de computador de voo, que envolvem desde operações simples da matemática, passando por cálculos geométricos e até trigonometria.

Para saber mais sobre a ferramenta,  assista a explicação em vídeo do professor Soares, um dos mais reconhecidos especialistas em navegação aérea no Brasil:

Deixe aqui sua opinião