O poderio japonês do Mitsubishi F-2 “Viper Zero”

Mitsubishi F-2 “Viper Zero” é uma aeronave de combate multifuncional de quarta geração, desenvolvida e fabricada pela Mitsubishi Heavy Industries (MHI) e Lockheed Martin.

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No início da década de 1980, o Japão iniciou um processo de seleção de um novo vetor para a Japan Air Self-Defense Force – JASDF (ou Força de Auto Defesa Aérea do Japão), com estudos secretos sendo realizados pela Technical Research and Development Institute (TRDI), onde os pré-requisitos eram criar um caça bombardeiro avançado, com alta capacidade de manobra e longo alcance.

No mesmo ano, a TRDI declarou que, com a exceção do motor, a indústria aeronáutica japonesa possuía capacidade para desenvolver um caça avançado em solo nacional por cerca de US$ 1 bilhão. Ao final de 1986, entretanto, após consulta do governo japonês, e muita pressão por parte dos EUA, decidiu-se considerar um acordo de coprodução entre os dois países.

Decidiu-se pela criação de uma versão derivada do F-16 C/D Block 40. Em 1988, a japonesa Mitsubishi Heavy Industries (MHI) foi selecionada como contratante principal para o desenvolvimento e construção da nova aeronave e o programa foi lançado em 1988, marcando o primeiro programa de desenvolvimento bélico conjunto entre os dois países. Nesse mesmo ano, a aeronave foi designada F-2.

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Ficou decidido que o F-2 iria incorporar cinco tecnologias desenvolvidas pelo Japão, como radar AESA, sistema de guerra eletrônica integrada, sistema de navegação inercial, hardware de missão e materiais RAM absorventes.

Porém, em agosto de 1989, o programa sofreu um impasse, visto que os EUA exigiram e obtiveram uma revisão do acordo limitando a Transferência de Tecnologia (ToT) e especificando que as empresas americanas envolvidas seriam responsáveis por 40% da produção da aeronave.

Por fim, o programa de desenvolvimento do F-2 envolveu quatro protótipos: 2 XF-2A monoplace e 2 XF-2B biplace para os ensaios de voo, além de mais dois protótipos para os ensaios estáticos e de fadiga em solo. Em abril de 1993, a produção dos protótipos foi iniciada.

O primeiro voo, que teve a duração de 38 minutos, foi um sucesso e ocorreu em outubro de 1995, nas instalações de teste da Mitsubishi, em Nagoya. Os ensaios de voo dos protótipos foram concluídos com sucesso em 1997, iniciando-se a produção em série da aeronave em 1998.

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O F-2 é equipado com o radar J/APG-1 da Mitsubishi Electric Corporation (Melco), com um alcance de cerca de 100 km, tendo sido a primeira aeronave militar de série, em todo mundo, a ser equipada com um radar AESA totalmente operacional.

A motorização escolhida para o F-2 é a mesma utilizadas pelo F-16 C/D, o General Electric F110-GE-129 com 76 kN de potencia a seco e 131 kN com pós-combustão, o que lhe confere uma relação peso potencia de 0.89.

Em comparação com o seu “primo americano”, o F-2 possui uma asa com uma área 25% maior, construída em materiais compostos, e com um novo design, o que permitiu a substituição de dois pontos fixos exclusivos para o transporte de mísseis ar-ar por uma nova estação, capaz de transportar armamentos pesados.

Apesar de eficiente, o custo do desenvolvimento da aeronave foi astronômico, chegando a US$ 5 bilhões – algo extremamente elevado, se considerarmos que é um projeto derivado de outro avião já existente.  As elevadas taxas cobradas pelas tecnologias repassadas pelos americanos influenciaram sobremaneira no preço final unitário do caça, estimado em US$ 110 milhões (em números de 2009).

Por conta disso, os japoneses terminaram encomendando menos aeronaves do que o originalmente planejado. Ao todo, 98 unidades do caça foram produzidas, incluindo os quatro protótipos de ensaios de voo.

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Confira a Ficha Técnica do Mitsubishi F-2 “Viper Zero”:

Velocidade máxima: Mach 2.0
Razão de subida: 15.240m/min
Potencia: 0.89
Fator de carga: 9Gs
Taxa de giro:24º/s
Raio de ação/alcance: 834 km/ 1668 km
Alcance do Radar: 100 km
Empuxo: 1 X General Electric F110-GE-129 com 76 kN de potencia a seco e 131 kN com pós-combustão

DIMENSÕES
Comprimento:15,52 m
Envergadura:11,13 m
Altura:4,96m
Peso vazio: 9.525 kg (F-2A) e 9.635 kg (F-2B)
Peso máximo de decolagem: 22.100Kg

ARMAMENTO
Mísseis ar-ar: WVR AAM-3 (Type 90), AAM -5 (Type 04), AIM-9L Sidewinder, BVR AAM-4 (Type 99), AIM-7 F/M Sparrow
Ar-Superfície: Míssil antinavio ASM-1 (Type 80), ASM-2 (Type 93), ASM-3, míssil ar-terra AGM-65 B Maverik, lançadores de foguetes.
Bombas: MK-82/83/84, GBU-87, JDAM
Interno: Um canhão M61A1 Vulcan de 20 milímetros

Imagens: Reprodução
Via Cavok

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