Roll-out do KC-390 mexe com mercado de cargueiros táticos

O protótipo do cargueiro KC-390, o maior avião já desenvolvido e produzido no Brasil, foi recebido com aplausos durante a sua primeira aparição pública, realizada no mês passado em Gavião Peixoto (SP), onde o modelo está sendo produzido.

Embora superando as expectativas do mercado, o KC-390 ainda precisa realizar testes em solo antes de fazer os primeiros testes de voo até o fim deste ano.

KC-390-roll-out-21-10-2014-foto-7-Nunão-Forças-de-DefesaImagem: Reprodução Poder Aéreo

Conforme já destacamos aqui no blog, a aeronave de transporte de tropas está sendo desenvolvida há anos pela Embraer, em parceria com a Força Aérea Brasileira (FAB) – que em maio deste ano confirmou a intenção de compra, assinando contrato para aquisição de 28 unidades. As entregas são previstas para 2016.

Porém, o sofisticado projeto do KC-390 despertou interesse não apenas na defesa nacional. Inclusive, durante a cerimônia de apresentação oficial, estiveram presentes, entre comitivas e representantes de mais de 30 países, os ministros da Defesa de Portugal e da Argentina e o comandante da Força Aérea da República Tcheca. As autoridades estrangeiras são hoje parceiras no desenvolvimento do cargueiro e estão entre as nações com carta de intenção para sua compra.

“Tudo aquilo que fazemos com aqueles velhos Hercules que estão se aposentando no mundo inteiro poderemos fazer com o KC-390″, afirmou o ministro brasileiro da Defesa, Celso Amorim, referindo-se aos aviões da norte-americana Lockheed, que serão substituídos pelo cargueiro da Embraer na frota da FAB.

KC-390-roll-out-21-10-2014-foto-Nunão-Forças-de-DefesaImagem: Reprodução Poder Aéreo

A declaração reforça a existência da rixa entre o KC-390 e o C-130, que já se mostrou um capítulo à parte. No mesmo dia, enquanto a fabricante brasileira apresentava seu mais novo projeto à imprensa, a Lockheed iniciava uma campanha de publicações on-line para promover os 60 anos do veterano Hercules, que ainda reina em absoluto como principal cargueiro tático em operação no mundo.

Nomeada “Hercules by the Numbers”, a página especial criada para celebrar o marco do C-130 foi divulgada praticamente em simultâneo ao roll-out, através de links no Twitter e Facebook.

A ação da Lockheed Martin vem demonstrar que o KC-390 terá que encarar não apenas o avião cargueiro mais versátil já produzido, mas também uma poderosa campanha de marketing promovida pela concorrência.

Assista ao emocionante vídeo do roll-out do EMBRAER KC-390:

Via Revista Exame e Aeromagazine

Deixe aqui sua opinião