Roll over: o salto mortal de parapente

Via Jornal A Notícia

Em março deste ano, Kauli Mondadori, Rodrigo Machado, Maurício Braga, Narciso Machado e Eduardo Vargas Peirão tomaram um caminho mais curto – e fantástico –  até o chão.

A bordo de um balão, a uma altura de cerca de mil metros , os cinco pilotos de parapente saltaram dos céus de Gaspar (SC)  pondo em prática o roll over, salto no qual o piloto dá um mortal sobre a vela do parapente. Foi a terceira vez que a técnica foi realizada no Brasil.

Kauli foi o primeiro do grupo: simplesmente segurou o parapente e pulou, em pé. Na sequência, cada um dos outros quatro colegas também realizaram a rotina com primazia.

roll over 2Imagem: Reprodução Jornal A Notícia

Bastante difundido na Europa, o roll over teve dificuldades de encontrar espaço no Brasil devido a um simples motivo: a demora em encontrar um piloto de balão que topasse a ideia.

O primeiro salto foi realizado em Boituva (SP), em 2012. Por sua vez, em setembro do ano passado, foi a vez dos catarinenses estrearem a ousada rotina: Narcisio Machado e Kauli Mondadori, de Balneário Camboriú (SC), realizaram o salto em Gaspar. O sucesso da primeira iniciativa logo levou à segunda – dessa vez, com mais mais três amigos na aventura.

roll overImagem: Reprodução Jornal A Notícia

roll over1Imagem: Reprodução Jornal A Notícia

A experiência em manobras é determinante para empreender um salto deste tipo, pois não há treinos e a prática se baseia em manobras de outras acrobacias. No entanto, ter controle psicológico é fundamental ao participante.

Confira a matéria completa

Deixe aqui sua opinião