Tráfego Aéreo: as distâncias declaradas em um aeroporto

Você sabia que as pistas dos aeroportos possuem distâncias com limites bem definidos e funções específicas?

Tais distâncias se referem a considerações específicas para cada pista e devem ser comparadas ao desempenho de decolagem, publicado no manual de voo das aeronaves, conforme as condições de operação.

 distancia pista1 Imagem: Reprodução Airliners.net

Entenda:

1. TORA (pista disponível para corrida de decolagem /Take-Off Run Available): comprimento declarado da pista, disponível para corrida no solo de uma aeronave que decola.

2. TODA (Distância disponível para decolagem / Take-Off Distance Available):comprimento da TORA, somado ao comprimento da Zona Livre de Obstáculos (Clearway – veja a figura abaixo), se existente.

3. ASDA (Distância disponível para aceleração e parada / Accelarate – Stop Distance Available): comprimento da TORA, somando ao comprimento da Zona de Parada (Stopway – veja a figura abaixo), se existente.

4. LDA (Distância disponível para pouso / Landing Distance Available):comprimento declarado de pista, disponível para a corrida no solo de uma aeronave que pousa.

distancia3Uma vez calculada a maior distância para uma aceleração e parada (STOP E GO), ela deve ser reduzida para uma quantidade necessária, a fim de deixa espaço suficiente para que a aeronave consiga reverter por meios próprios, em 180º graus após uma decolagem abortada (back-traking).

Por exemplo, um Boeing 727 tem uma LUA de 45 metros, enquanto que, no caso de um Boeing 747, a LUA pode ser ainda maior, e em um Fokker 50, bem menor. O valor da LUA é sempre encontrado no manual da aeronave. Basicamente, a distância da pista só será calculada quando o avião estiver alinhado, pronto para uma decolagem.

Aeroportos controlados possuem cartas chamadas “Cartas de Aeródromo” (do inglês Aerodrome Chart, ou ADC), que, dentre outras informações, disponibilizam as distâncias declaradas de pista.

Veja o exemplo do Aeroporto Internacional de Garulhos:

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A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) prevê este conhecimento nas bases curriculares dos cursos de formação de Pilotos Privados – sendo o tema obrigatório. De forma resumida, as distâncias são demostradas conforme o modelo abaixo e auxiliam muito nos estudos dos futuros pilotos.

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Imagens: Reprodução
Via www.aisweb.aer.mil.br

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