12 aeronaves de carga para se impressionar

Via Tecmundo

Por seu desempenho, os aviões de carga são extremamente relevantes para a economia mundial. Também conhecidos como cargueiros – ou, em linguagem técnica, “Full Cargo” – são preparados para receber cargas dos mais variados tamanhos e categorias. Eles são como os trens, mas com a capacidade de voar.

Embora pareçam atuar nos bastidores, sem receber a mesma atenção ou espaço na mídia do que as aeronaves que transportam passageiros ou mesmo os veículos militares, estes aviões realmente se impõem quando vistos de perto, devido às suas proporções sempre gigantescas. Algumas vezes, também apresentam um design bastante peculiar e mesmo inusitado.

Confira uma lista que celebra 12 modelos impressionantes, construídos no século passado:

1 – Martin JRM Mars

1Imagem: Reprodução NAS Jacksonville

Projetado pelas forças militares dos EUA para auxiliar os Aliados durante a Segunda Guerra Mundial, este gigante hidroavião pesava 34.279 kg e tinha a capacidade de carregar quase a metade do seu próprio peso: 15 toneladas. Sua estreia nos céus aconteceu em junho de 1942, embora só tenha sobrevoado campos de batalha a partir de 1943.

Apenas sete unidades suas foram produzidas, sendo oficialmente aposentado em 1956.

 

2 – Messerschmitt Me 323 Gigant

2Imagem: Reprodução German Federal Archive

Fabricado pela Alemanha, o Messerschmitt Me 323 Pesava 27.330 kg e transportava outras 12 toneladas.  Suas datas de primeira decolagem e de início oficial de operação foram muito próximas a do seu aqui-rival, o Martin JRM Mars.

Os principais diferenciais do modelo alemão, no entanto, eram a presença de seis motores radiais e uma entrada de carga na parte frontal da fuselagem. Contudo, como pertenciam a categorias diferentes, ambos foram considerados os maiores hidroavião e cargueiro de pouso terrestre da época.

 

3. Hughes H-4 Hercules

3Imagem: Reprodução Federal Aviation Administration

Marco da indústria aeroespacial, até hoje o Hughes H-4 Hercules é considerado por muitos como o maior hidroavião já construído, com mais de 66 metros de comprimento e 97 metros de envergadura (a maior envergadura de asa da história).

Quando carregado, o gigante podia chegar a pesar 180 toneladas, necessitando de oito motores superpotentes para tirá-lo do chão. Desenvolvido para transportar outros aviões pesados, no entanto, não passou de um protótipo e sua única unidade fabricada, em novembro de 1947, hoje se encontra no Museu de Aviação Evergreen (EUA).

 

4. Linha Antonov An

4Imagem: Reprodução Sgt. Dave Casey via Wikimedia Commons

A Antonov foi uma linha de cargueiros muito tradicional, sendo a maioria dos modelos produzida pela ex-URSS.  O primeiro deles, Antonov An-12, foi projetado para o transporte civil e militar em 1957. A partir do terceiro modelo, o Antonov An-124 Ruslan, de 1982, a série ganhou propriedades de transporte estratégico de carga.

Já em 1988, foi lançado o Antonov An-225 Mriya, considerado o maior e mais pesado avião da atualidade. Com 28 t, consegue carregar outros 253.820 kg. Aliás, a capacidade de carregar uma carga quase compatível com o seu próprio peso é uma peculiaridade compartilhada por toda a família Antonov.

 

5. Série Mil Mi

5Imagem: Reprodução Maarten Dirkse

Também projetada pela União Soviética, a série de helicópteros Mil Mi ajudou no transporte aéreo de todos os continentes. O primeiro modelo da linha, o Mil Mi-6, também surgiu em 1957. Seu sucessor, o Mil Mi-10, adotou como diferencial uma plataforma externa. Assim, além de transportar 3t em seu interior, o recurso permitia carregar mais 15t adicionais.

Lançado em 1968, o Mil V-12 e é aceito até hoje como o maior helicóptero de todos os tempos, tendo apenas duas aeronaves produzidas: cada uma com 69.100 kg e capacidade para levar até 40 toneladas individualmente. O modelo que encerrou as atividades dessa família foi o Mil Mi-26, de 1977.

 

6. Sikorsky CH-54 Tarhe

6Imagem: Reprodução Mark Holloway

Muito utilizado pelo Exército americano na Guerra do Vietnã, o helicóptero Sikorsky CH-54 Tarhe era, basicamente, um guindaste voador. Apesar de não ser muito grande, ele chamava atenção pelo seu formato incomum e “aberto”. Contava com dois motores turboshaft Pratt & Whitney T73-P-700 para erguer os 8.980 kg da sua estrutura e mais os 9.072 kg de capacidade de carga. Foi aposentado das operações em 1991.

 

7. Aero Spacelines B-377PG

7Imagem: Reprodução NASA e DFRC

O Aero Spacelines B-377PG foi desenvolvido nos Estados Unidos entre 1961 e 1962, sob o objetivo inicial de transportar peças e cargas usadas pelo programa espacial Apollo, mantido pela NASA entre as décadas de 1960 e 70. A aeronave pesava mais de 41 toneladas e conseguia levar cerca de 22.670 kg, graças a seus quatro motores Pratt & Whitney R-4360-59.

Contudo, sem dúvida, o maior atrativo desse modelo é o seu formato abaulado, adaptado na parte superior, para que os equipamentos espaciais pudessem entrar. Este formato inusitado lhe rendeu o apelido de “Pregnant Guppy”.

 

8. Ilyushin Il-76

8Imagem: Reprodução Alexander Zemlianichenko

Criado pela URSS, o Ilyushin Il-76 levantou voo em março de 1971. Seus 47 metros de comprimento ou 50 metros de envergadura não impressionavam, nem a sua capacidade de carga de 60 toneladas. O que tornava esse modelo diferente foi uma adaptação com a qual ele passou a ter a função de abastecer outros aviões no ar.

Além disso, a aeronave foi usada para arremessar bombas na água e realizar simulações de treinamento sem gravidade para cosmonautas.

 

9. A-90 Orlyonok

9Imagem: Reprodução/Mike1979 via Wikimedia Commons

Os aviões ecranoplanos são veículos projetados para voar com melhor performance em baixas altitudes (uma forma de passar por regiões sem ser detectado por radares inimigos, por exemplo). Uma das aeronaves mais famosas dessa categoria foi a A-90 Orlyonok, projetada em 1972 pela URSS e produzida em maior escala no ano de 1979. Ela saiu de linha em 1993.

 

10. Airbus Beluga

10Imagem: Wikipedia

Basta reparar na saliência superior do Airbus A300-600ST para saber porque também é chamado  Airbus “Beluga”, em homenagem à distinta espécie de baleia. O modelo consiste em uma adaptação do Airbus A300, com uma estrutura muito mais alta e larga no seu topo, além da entrada de carga pela parte frontal.

Introduzido no mercado em 1994, possui 56,15 metros de comprimento, 44,84 metros de envergadura, 86 toneladas e carrega outras 47 toneladas. Surgiu principalmente para atender o transporte de peças de outras aeronaves entre as fabricantes da indústria, localizadas na França, Alemanha, Reino Unido e Espanha.

 

11. Boeing 747

11Imagem: Reprodução Boeing Dreamscape

Por ser uma companhia tão tradicional na aviação comercial, a Boeing não poderia ficar de fora dessa lista. A linha cargueira que melhor a representa, sem dúvida, é a série 747. Apesar de ser muito conhecida por transportar passageiros, essa família também conta com modelos para levar cargas pesadas, como o Large Cargo Freighter (também conhecido como Dreamlifter), que pesa 180.530 kg e é usado unicamente para levar peças de uma fábrica para a outra da empresa.

Porém, o avião mais parrudo do gênero da marca é o Boeing 747-8F lançado em 2010, contando com quatro motores turbofans GEnx-2B67, pesando 195,8 toneladas e capaz de carregar até 140 toneladas,  sendo considerado o segundo maior cargueiro do mundo (atrás apenas do Antonov An-225 Mriya).

 

12. Boeing C-17 Globemaster III

12Imagem: Reprodução U.S. Air Force

Tendo 52 metros de envergadura, 53 metros de comprimento, pesando 128.100 kg e podendo transportar até 77.519 kg, o Boeing C-17 Globemaster III foi produzido nos EUA com a finalidade de carregamento estratégico e tático, levantando voo pela primeira vez em setembro de 1991.

Sua utilização comercial foi introduzida em 1995, sendo que o modelo é produzido até hoje. Acredite: uma de suas unidades serve para transportar a limusine presidencial norte-americana.

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