Acompanhe o tráfego aéreo através dos radares virtuais

Sozinhas, as escutas aéreas on-line ainda seguem populares, porém, a mania do momento são àquelas associadas aos radares virtuais! Vários sites disponibilizam informações, em tempo real, com a identificação de aeronaves em operação – incluindo a localização, número do voo, altitude, velocidade e direção.

Através deles você pode, por exemplo, acompanhar o deslocamento das aeronaves que estão sobrevoando os céus da sua região neste instante. Basta definir a região desejada, dando as coordenadas no mapa.

radaresImagem: Reprodução

Para serem visualizados pelos radares, os aviões precisam dispor da tecnologia ADS-B, que envia o posicionamento para um satélite (e que, por sua vez, retransmite a informação para outras aeronaves e órgãos terrestres). De modo geral, aviões mais novos possuem o sistema.

radares comunicaçãoImagem: Reprodução Planefinder

Na internet, muitos usuários disponibilizam suas recepções em tempo real e as compartilham em sites voltados a entusiastas de aviação. Confira alguns endereços para acesso gratuito (alguns radares virtuais também estão disponíveis como aplicativo para smartphone ou tablets):

No mundo

Flightradar24 – http://www.flightradar24.com

Plane Finder – http://planefinder.net

RadarVirtuel.com – http://www.radarvirtuel.com

No Brasil

Aerovix (Vitória/ES) – http://www.aerovix.com.br

Virtual Radar (várias localidades) – http://www.virtualradar.com.br

ATC BSB (Brasília/DF) – http://www.atcbsb.com.br

Máquinas Voadoras (São Paulo/SP) – http://www.maquinasvoadoras.com.br

RadarBox Brasil (várias localidades) – http://www.radarboxbrasil.com

CWB Radar (Curitiba/PR) – http://www.cwbradar.com.br

Radar Aéreo (Oliveira/MG) – http://radaraereo.blogspot.com

Para quem busca se aprofundar no assunto, a empresa AirNav Systems comercializa um decodificador de sinal ADS-B de uso amador. O chamado RadarBox, constituído de software e hardware, pode ser instalado em qualquer computador. Irado né?

Via: Aeroclube de Joinville

Deixe aqui sua opinião