Aeromodelismo em escala: veja a performance do Super Decathlon

Você conhece as regras do aeromodelismo em escala? Bastante difundido no Brasil e no mundo, este desporto consiste em construir um modelo rigorosamente sob as mesmas características de uma aeronave existente ou que já existiu.

decathlon mini modeloImagens: Reprodução IBC in Your RC

Quem toma a prática como uma simples brincadeira, surpreende-se com a seriedade e perfeccionismo dos entusiastas. Os requisitos para a participação em demonstrações e campeonatos são restritos e muito exigentes.

O modelo, após finalizado, passa por uma “Prova Estática”, sendo examinado quanto à sua exatidão por um júri composto por três especialistas. Nesta apreciação, são considerados itens como precisão da escala, cores, marcas e texturas, entre outros detalhes.

Para completar a avaliação, ainda é realizada uma “Prova de Voo”, na qual o praticante deve reproduzir as atitudes de voo e velocidades proporcionais em relação à aeronave real. Uma atividade digna de quem é um verdadeiro admirador da arte do voo!

decathlon miniImagem: Reprodução

O Super Decathlon é um modelo de destaque entre os praticantes do voo em escala, visto com frequência por, entre outros motivos, ser simplesmente um deleite aos olhos! Mesclando um voo arrojado e preciso, é ao mesmo tempo clássico e suave. Sua área alar e posição das asas o faz bastante estável nos pousos e decolagens, garantindo muita diversão.

Confira ao registro em vídeo de uma demonstração feita por um aeromodelista brasileiro e apaixone-se:

Mais informações sobre a prática do aeromodelismo estão disponíveis no site da Confederação Brasileira:  http://www.cobra.org.br/

Deixe aqui sua opinião