AMARG: O maior “cemitério” de aeronaves do mundo

Via Poder Aéreo 

O 309th Aerospace Maintenance and Regeneration Group (AMARG) ou em português, 309º Grupo de Manutenção e Reciclagem Aeroespacial, é uma instalação de armazenamento e manutenção de aeronaves e mísseis da Força Aérea dos Estados Unidos.

Também conhecido pelo apelido de “O Cemitério”, fica localizado na Base da Força Aérea Davis-Monthan, perto de Tucson, no Estado americano do Arizona.

cemitério1Imagem: Reprodução Kompasiana

O AMARG foi anteriormente o Centro de Manutenção e Recuperação Aerospacial (AMARC) e o Centro Militar de Armazenamento e Descarte (MASDC), tendo iniciado as atividades após a Segunda Guerra Mundial, originalmente nomeado “4105th Army Air Base Unit”. O local foi escolhido devido à baixa umidade do Deserto de Sonora, que chega perto de zero e ajuda a conservar os aviões estacionados, reduzindo o custo de manutenção.

Aberto em 1946, o local começou armazenando bombardeiros B-29 e aviões de transporte C-47. Hoje, com uma área de 10.000.000 m², o AMARG é o a maior instalação de armazenamento e preservação de aeronaves do mundo. 

Por lá, 550 funcionários são responsáveis por cerca de 4.400 aviões, entre exemplares civis e, na sua maioria, militares. São mais de 70 modelos diferentes (incluindo F14 Tomcat e F15 Eagle)! Tudo indica que, por lá, estejam depositados quase US$ 35 bilhões, valor referente ao custo das aeronaves quando eram novas.

cemitérioImagem: Reprodução Gigantes do Mundo

Gostaria de conhecer “O Cemitério”? O único acesso para visitantes é realizado num tour de ônibus que sai do museu vizinho “Pima Air & Space”, de segunda a sexta-feira.  Assista ao vídeo e confira mais detalhes do que você encontrará por lá:

Deixe aqui sua opinião