Via HypeScience
Testar a segurança de cintos e assentos e coletar dados de impacto pode ser muito divertido… especialmente, se você for um engenheiro da NASA!
Para cumprir uma recente série de experimentações, validada junto a oficiais da Marinha, do Exército e da FAA, a administração federal da aviação americana, os pesquisadores tiveram – nada mais, nada menos – do que derrubar um helicóptero CH-46 Sea Knight, repleto de bonecos de teste, de uma altura de 10 metros.
Consegue imaginar o impacto? Pobres bonecos…
No passo a passo do teste, a fuselagem do helicóptero, com total de 13,7 metros, recebeu cerca de 40 câmeras e acelerômetros. Além disso, computadores a bordo foram preparados para registrar mais de 350 canais de dados.
Do lado de fora, o helicóptero foi pintado de branco com bolinhas pretas, numa técnica de fotografia de alta velocidade chamada “fotogrametria de campo completo”.
Ou seja: cada uma das bolinhas representava um ponto de coleta de dados. Câmeras de alta velocidade filmaram os testes a 500 frames por segundo, seguindo cada ponto e permitindo que os engenheiros vissem o que – e como – tudo aconteceu, em cada trecho da fuselagem.
Assista aos diferentes ângulos da gravação: