Campeonato Mundial de Parapente é sediado no Brasil

A cidade de Castelo (ES) foi palco em abril da primeira etapa do Paragliding World Cup 2016 – o Campeonato Mundial de Parapente. Em sete dias de “tasks”, a competição recebeu a participação de 130 pilotos de mais 30 países, por fim consagrando a vitória brasileira no Geral.

campeonato-mundial-de-paraquedismo (1)Além de celebrar o privilégio de ser sede, a comemoração veio em dobro: a última vez que o Brasil havia conquistado o topo do ranking por nações tinha sido em 2014, na Argentina. Participaram do evento pilotos do Canadá, Estados Unidos, Itália, Japão, França, Espanha, Portugal, Hungria, Alemanha, Venezuela, Argentina, Turquia, entre outros.

As provas aconteceram em velocidade, em circuito pré-determinado por uma comissão técnica, sendo o vencedor o piloto que completou o circuito no menor tempo. O primeiro lugar ficou com o espanhol Felix Rodrigues e o francês Lucas Bernardin ficou com a segunda colocação.

Na etapa feminina, a japonesa Keiko Hiraki garantiu o lugar mais alto no pódio, seguido pela italiana Nicole Fedele e da polonesa Klaudia Bulgakow. Por equipe, a GIN Gliders, formada por Torsten Siegel, o brasileiro Frank Brown, Luciano Tcacenco e Joanna Di Gligoli, conquistou a prova.

Mas não só as performances dos campeões tiraram o fôlego do público: a beleza do cenário das provas chamou muito a atenção. Localizada a 27 quilômetros do Centro do município de Castelo, a Rampa de Ubá, local que concentrou a realização da etapa, é considerada uma das melhores e mais belas rampas de voo do mundo.

A área é uma referência entre pilotos e apreciadores do voo livre de todos os cantos, sendo já a quarta vez que recebeu uma etapa do campeonato mundial.

Além de contar com uma espetacular paisagem montanhosa situada a 902 metros de altitude, a região ficou consagrada por suas boas condições de voo, que permite decolagens simultâneas. A predominância de correntes de ar favorece a prática do esporte, com térmicas que aparecem por todo o Vale de Castelo. A decolagem por lá é natural e gramada, com inúmeros pousos alternativos.

campeonato-mundial-de-paraquedismo (2)De modo geral, o Brasil é tido como o “Hawaii” do circuito de voo livre, sendo sempre escolhido como sede devido ao excelente clima, boas condições de voo, boa estrutura e hospitalidade. A competição retorna ao país em janeiro de 2017 para realização da grande final da World Cup em Governador Valadares (MG).

Acompanhe as novidades sobre as demais etapas no site oficial da competição: PWCA.

Via Rock the Outdoor, Hipoxia Adventura, Jornal Folha Vitória.

Deixe aqui sua opinião