Conheça 7 museus aeronáuticos que merecem sua visita

Pouco mais de cem anos após Santos Dumont ter conquistado o voo a bordo do seu 14 Bis, ainda somos fascinados pelo conceito da aviação. À época, o herói brasileiro não poderia prever o impacto que suas ações teriam sobre todos os aspectos da sociedade, mudando para sempre as vidas de bilhões de pessoas, de uma forma ou de outra, em todo o mundo.

Tampouco, em questão de décadas, poderia se imaginar que a façanha original iria evoluir de forma tão dramática. Assim como aconteceu com Dumont, a própria aviação moderna não consegue medir como seu legado se manifestará. Felizmente, esses registros históricos, passados e futuros, podem ser preservados para a educação das próximas gerações (e para nossa pura satisfação) através dos museus aeronáuticos!

Responsáveis por conservar, investigar e difundir os testemunhos da aeronáutica para o deleite de toda a sociedade, a visitação a estes espaços é uma das melhores maneiras que temos para celebrar a paixão pelos céus. Por isso, neste mês da aviação, indicamos sete museus fantásticos, dentre os mais famosos e interessantes mundo afora, que merecem a sua visita. Se você é um verdadeiro fã de aeronaves, precisa conhecer pelo menos um deles ao longo de sua vida! Confira:

1 – Museu Nacional do Ar e do Espaço dos Estados Unidos

museu-nacional-do-ar-e-do-espaco-dos-estados-unidos

Administrado pelo Smithsonian Institute, em Washington (DC), é o maior museu do mundo dedicado à aviação e ao espaço. A cada ano, recebe cerca de oito milhões de visitantes, sendo também um dos museus mais frequentados do mundo. Trata sobre a história do voo humano oferecendo exposições de materiais e curiosidades sobre a aventura da aviação e da exploração do espaço. Nele, os visitantes têm a oportunidade de se familiarizar com diversos modelos de aeronaves e tipos de tecnologia, além de aprender sobre inovação e experimentar o que é o verdadeiro espírito do aviador americano.

2 – Museu do Espaço e da Aviação do Canadá

museu-do-espaco-e-da-aviacao-do-canada

Com sede em Ottawa, capital do Canadá, possui uma ótima reputação internacional e é conhecido por deter um dos acervos mais caros dentre os museus aeronáuticos. Apresenta três coleções diferentes: primeiras aeronaves fabricadas no Canadá, aviões militares da Primeira Guerra Mundial, e história da Força Aérea Canadense (FCAF). Na visita, o visitante recebe muitas informações, seja na forma de texto ou imagens. Além de passeios, o espaço fornece oficinas educativas para crianças e permite a realização de festas de aniversário junto ao local.

3 – Centro de Aviação “Future of Flight” e Tour Boeing (EUA)

centro-de-aviacao-future-of-flight-e-tour-boeing-eua

Este centro aeronáutico permite fazer passeios à fábrica da Boeing, localizada em Seattle. A visitação é acessível duas vezes por dia. Em um tour guiado de 90 minutos junto ao edifício de maior volume do mundo, pode se acompanhar de perto a construção de Boeings 747, 767, 777 e 787. Os visitantes podem ver os aviões em diferentes fases de testes, tanto de produção quanto de voo, realizados antes de serem entregues aos clientes.

4 – Museu Aeronáutico e Espacial de Paris (França)

museu-aeronautico-e-espacial-de-paris

O museu francês é localizado no aeroporto Le Bourget, o aeroporto mais antigo na França, onde em 27 de maio de 1927, Charles Lindbergh aterrissou seu avião “The Spirit of Saint Louis”, completando seu vôo transatlântico de 33 horas de viagem. Este evento tão significativo para a França e seu povo é apresentado no museu junto com a máquina mais antiga de voo, um planador Massia-Biot datado de 1879, e muitos outros artefatos interessantes. É o único local no mundo a ter dois aviões Concordes em exposição.

5 – Museu Aeronáutico e Espacial de Pima (EUA)

museu-aeronautico-e-espacial-de-pima

Localizado em Tucson, no estado americano do Arizona, é um dos maiores museus de aviação em extensão do mundo. Mantém uma coleção de mais de 300 aeronaves e veículos espaciais de diferentes partes do planeta, e mais de 125 mil artigos catalogados. Dentre os itens únicos, estão a aeronave presidencial de John F. Kennedy, além dos “Air Force One” usados por Nixon e Johnson. Detalhe: não há barreiras em torno de toda a coleção. A parte mais legal é cemitério com mais de 4.400 aeronaves, todas à disposição para serem visitadas de perto.

6 – Museu Aeronáutico de Yorkshire (Grã-Bretanha)

museu-aeronautico-de-yorkshire

Trata-se do maior museu independente do mundo, situado junto ao Memorial das Forças Aliadas. Atualmente, o museu/memorial apresenta 15 exposições simultâneas e mais de 60 aeronaves e veículos históricos. Outros espaços museológicos são utilizados para sessões de cinema, mostra de livros e apresentações de outros projetos relacionados à aviação. Possui ainda outros ambientes, como um restaurante, lojas, e jardins premiados.

7 – Museu Nacional da Força Aérea dos Estados Unidos

museu-nacional-da-forca-aerea-dos-estados-unidos

É o maior e mais antigo museu militar de aviação no mundo, baseado em Ohio. O local conserva e apresenta histórias, patrimônios e tradições da Força Aérea americana, bem como explicações sobre as atuais missões de voo e programas especiais. Os visitantes são apresentados a exposições bastante envolventes, recebendo detalhes sobre o acervo histórico nacional e até mesmo campanhas educativas.

Conheça também o Intrepid Museum: um museu em um porta-aviões!

Imagens: Reprodução
Via Baatraining

Deixe aqui sua opinião