Conheça a incrível e gigantesca fábrica da Boeing

Por trás de cada modelo de aeronave de sucesso, há sempre uma gigantesca estrutura que a torna tudo possível. Para que sejam produzidos, além de todos os outros fatores como pesquisas e atualização constantes, são precisos grandes espaços, colaboradores de alto calibre – e, claro, muita tecnologia.

A fábrica da Boeing, nos EUA, tem visitações abertas para quem deseja conferir a dimensão do lugar e de sua produção. A sede fica em Everett, próximo à cidade de Seattle, no estado de Washington. É lá que são construídos os aviões de grande porte da Boeing: 747, 767, 777 e os mais recentes 787 Dreamliners.

Nem precisa dizer que, para cumprir essas demandas, é necessário um espaço colossal. Para construir todos esses gigantes, o prédio é tão imenso que chega a ser maior do que a Disneyland da Califórnia, tendo uma área total de 415 hectares.

everet1

Em uma fábrica com uma dimensão tão grande, obviamente o número de colaboradores para fazer a magia acontecer também é respectivamente alto. São cerca de 41 mil pessoas trabalhando no local, sendo que os horários de serviço são divididos em três turnos. (Mesmo assim, seus períodos de saída são escalonados para evitar um caos de trânsito nas estradas que cercam a fábrica.)

Para manter tudo funcionando perfeitamente, o local é basicamente uma pequena cidade auto-suficiente. A estrutura conta com sua própria rodovia, a sua própria estação de trem, corpo de bombeiros, forças de segurança, estação de tratamento de água, banco, centro médico, creche para crianças, cinco cafeterias, além de outras 19 lanchonetes e restaurantes que servem cerca de 17 mil refeições por dia.

Entre outras curiosidades, o local conta também com portas gigantes para que as aeronaves possam sair de lá sem problemas quando ficam prontas. Cada porta tem o tamanho aproximado de um campo de futebol americano.  É de se imaginar, portanto, que o gasto com ar condicionado no verão e aquecimento no inverno assuma proporções homéricas. Mas não.

A região onde fica Everett possui clima muito temperado. Por isso, quando fica quente no verão, abrir as imensas portas da fábrica já é o suficiente para refrescar a equipe. Já no inverno, o calor fornecido por dezenas de milhares de pessoas trabalhando com ferramentas poderosas (e milhares de luminárias) é suficiente para manter o lugar confortável.

Apesar disso, a Boeing teve que instalar um sistema de circulação de ar para evitar a formação de nuvens pelo teto.

everet boeing3

A maioria do trabalho feito na unidade colossal de Everett é da montagem das aeronaves, o que significa que as equipes recebem partes de peças concluídas de outras fábricas para reuni-las.

As partes menores chegam por caminhões e trens, enquanto as peças maiores (como asas inteiras do Dreamliner) vêm direto da Itália e do Japão, a bordo de aviões de carga 747 modificados chamados Dreamlifters. A Boeing tem quatro dessas aeronaves voando continuamente em todo o mundo, transportando peças para Everett.

Além de receber produtos por via aérea, a fábrica possui ainda um porto próprio, por onde algumas peças grandes também chegam. Assim que as peças desembarcam na fábrica, elas são levadas para uma das enormes docas de montagem.

everet boeing4

Vale ressaltar que cada tipo de aeronave tem a sua própria parte da fábrica  – e cada modelo é montado de forma diferente. O 777, por exemplo, é construído em uma linha de montagem que fica continuamente se movendo a uma velocidade de cerca de cinco centímetros por minuto.

O interessante é que este processo começa bem antes de a aeronave ter as rodas instaladas, de forma que as partes são levadas em gigantescas estruturas rolantes enquanto os engenheiros trabalham com elas. Estações computadorizadas ficam em pontos específicos dessa passagem para se certificar de que nada ficou para trás.

A finalização de todo o processo de montagem termina com a pintura. Cada avião recebe as cores da companhia aérea ao qual está destinado.

Dentro desse fator, existe uma curiosidade: a maioria das companhias utilizam esquemas de cores predominantemente prata ou branco, porque essas são as cores que pesam menos. Dessa forma, não adicionar outras cores mais intensas pode economizar centenas de quilos de peso – o que, por sua vez, salva ainda uma pequena, mas significativa, quantidade de combustível sobre a vida útil da aeronave.

everet boeing2

Se você é um fanático por aviões, a Boeing oferece um tour especial pela fábrica de Everett com duração de uma hora e meia — o Future of Flight Aviation Center & Boeing Tour. Os visitantes são guiados através de túneis sob o chão do local e até plataformas de observação perto do teto para garantir uma vista espetacular da aeronave que está sendo montada.

A quem se interessar pelo passeio, a fábrica fica apenas meia hora da cidade de Seattle e está aberta à visitação todos os dias da semana durante o ano inteiro, exceto no Dia de Ação de Graças, Natal e dia de Ano Novo. (Crianças menores de 1,22 m de altura não podem participar, por isso, existe um centro de cuidados para os pais deixarem os pequenos em segurança durante a visitação.)

As fotos e filmagens não são permitidas para visitantes e nem mesmo para a imprensa. Mas, de qualquer forma, a visita vale a pena, dando um vislumbre incrível sobre o transporte aéreo.

Via Mega Curioso

Deixe aqui sua opinião