Conheça o Spotting – prática de fotografar aviões em aeroporto

Tente adivinhar que profissão é esta: aquele “ser” viciado em aviação e fotografia, que é capaz de perder a sogra, o emprego, a família e até a namorada, mas não um flagrante no céu. Registra sua “caçada” com fotos e, caso perca o “lance”, sai pelo menos com a matrícula vívida na mente, na promessa de achá-la novamente, mas desta vez com mais sorte.

E então, adivinhou? Brincadeiras a parte, estamos falando de um hobby não tão comum ainda aqui no Brasil, o spotting de aeronaves, que consiste no ato de observar aeronaves, também conhecido como “plane spotting” ou “aircraft spotting“.

conheca-o-spotting-pratica-de-fotografar-avioes-em-aeroportos-1

Passatempo é um dos mais populares em todo o mundo

Para nós, brasileiros, a atividade pode ser ainda uma novidade, mas o passatempo de observar aeronaves e fotografá-las é um dos hobbys mais populares em todo o mundo e possibilita que os seus praticantes observem e fotografem todo o tipo de aeronaves. Contudo, não consiste em apenas fotografar: trata-se de uma atividade única cujo objetivo é conhecer todo o tipo de informação acerca das máquinas, sua história, seu fabricante, características técnicas, modelo, pintura, a matrícula, o número de série e infinidades mais, pois a lista não para por aí.

conheca-o-spotting-pratica-de-fotografar-avioes-em-aeroportos-2

Os spotters – como são conhecidos – são capazes de “congelar” aquele momento que consideram mágico: revelam o instante em que as aeronaves estão em seu “estado da arte”, em uma percepção muito específica que só eles conseguem enxergar. Traduzem o ronco, a beleza e o milagre da engenharia diante de seus olhos em poesia colorida. Compartilham, discutem, avaliam informações e qualificam as imagens que produzem. E quando conseguem congelar esses momentos de forma tão específica resultando em seus melhores cliques e imagens, fica bem difícil não identificar aquele brilho nos olhos que só os apaixonados pelo que fazem têm. Ou vem dizer que você, amante da aviação, não ficaria assim meio bobo se tivesse feito um registro tão especial como o desta foto abaixo?

conheca-o-spotting-pratica-de-fotografar-avioes-em-aeroportos-3

Saiba como transformar a paixão de observar aviões em hobby

Se você adorou a ideia, mas não sabe como começar – antes de qualquer coisa – é bom ler muito sobre o assunto. As preliminares do hobby vão desde a definição do tipo e categoria de aeronave que você deseja observar ou que desperta seu maior interesse, passando pela seleção das informações que serão pesquisadas, a escolha do equipamento fotográfico que você pretende usar e adquirir, até a participação em grupos e fóruns de discussão que podem ser facilmente encontrados na internet.

conheca-o-spotting-pratica-de-fotografar-avioes-em-aeroportos-4

Algumas das fotos que ilustram este post, por exemplo, podem ser conferidas no site Air Spotters, que também tem vídeos de encher os olhos e muitas informações sobre spotting, confere só este aqui:

Se você já pratica o spotting, que tal dividir alguns clicks com a gente? Nós teremos o maior prazer em divulgar – com os devidos créditos, é claro – e utilizar as mais belas fotos em nossas redes sociais. Sem falar que, os melhores registros enviados por nossos leitores também serão publicados por aqui!

Ah… e não esqueça de contar a “história” da sua foto. A gente vai adorar conhecer como foram feitos os clicks.

Até a próxima e bons ventos!

Fonte: Texto adaptado com informações do site Envergadura

Deixe aqui sua opinião