Gigante russo Antonov AN-124 pousa no Brasil

No mês passado, dezenas de curiosos puderam acompanhar a chegada do segundo maior avião do mundo a Porto Velho (RO). Apesar do tempo nublado e de uma leve chuva que caía no momento do pouso, os espectadores se concentraram na cabeceira da Pista do Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira de Oliveira para assistir a aterrissagem da mega aeronave no final da tarde do dia 26 de novembro.

Ainda não se sabe até quando o modelo irá permanecer em Porto Velho. Segundo informações, o Antonov AN-124 decolou da Rússia trazendo em seu interior três helicópteros modelo MI-35 M. As aeronaves serão usadas pela Força Aérea Brasileira (FAB) na Base Aérea de Porto Velho, integrando o Esquadrão POTI.

Veja como foi o seu pouso:

Desenvolvido pelo russo Oleg Antonov, o modelo manteve o posto de maior aeronave do mundo até a criação do modelo Antonov AN-225, desenvolvido a partir do AN-124, com o intuito de transportar o ônibus espacial soviético Buran.

O avião tem 68,96 metros de comprimento, 20,78 metros de altura, 73,3 metros de envergadura, e alcança a incrível velocidade máxima de 865 KM/H. O mega avião tem a capacidade de pousar no asfalto, terra, grama e até na neve, desde que a pista esta esteja preparada para receber seu grande peso: cerca de 405 toneladas.

p3Imagem: Reprodução Airliners.net

A aeronave pode levar de quatro a seis tripulantes, e acomodaria de 88 até 350 soldados ou passageiros. O modelo é capaz de levar até 150 toneladas de carga. Para levantar voo levando o máximo de carga possível, o Antonov AN -124 necessita percorrer uma pista de no mínimo 2,5 km.

O primeiro voo do Antonov AN-124 ocorreu em 26 de dezembro de 1982, sendo até hoje um avião cargueiro peso pesado para uso em operações civis e militares. Sua produção foi encerrada a alguns anos, porém, será retomada em breve.

Acredita-se que, até 2030, sejam produzidos mais 100 unidades de tal aeronave, cujo valor estimado para compra é de cerca de R$ 250 milhões.

Via Newsrondonia

Deixe aqui sua opinião