Jetman, o homem a jato

Com uma asa a jato presa ao seu corpo, o suíço Yves Rossy, mais conhecido como “Jetman” (do inglês, “homem a jato”)  ampliou as possibilidades de voo humano, lembrando a antiga lenda grega do sonho de Ícaro.

jetman1Imagem: Reprodução

Piloto, engenheiro, inventor e entusiasta da aviação, Rossy foi a primeira pessoa a conseguir sustentar o voo humano usando apenas uma asa, tendo ajuda de um jato fixo acoplado em suas costas. O “Jetman” realmente voa dirigindo o seu corpo. Com total liberdade, os movimentos corporais sutis que usa para manter o voo – e realizar seus loops, rolls, e outras manobras – o assemelham a uma verdadeira ave de rapina.

Porém, antes de se tornar o virtuoso “Jetman”, Rossy voou de tudo: desde planadores até caças, sempre sonhando com uma forma mais livre de explorar os céus. Ex-piloto da Força Aérea Suíça, foi comandante de um A320 Airbus para a Swiss International Air Lines e experimentou também o pára-quedismo. Mas nada era bem aquilo que estava procurando.

A ideia de voar com uma asa amarrada às costas teve início em 1993. Sua primeira tentativa foi com uso de uma asa inflável personalizada, que ele mesmo construiu. A partir dela, aprendeu o que chama de “deslizar”.

Uma vez descobertos os conceitos básicos, desenvolveu uma asa de kevlar, fibra rígida de carbono, e percebeu a necessidade de incluir um par de motores de jatos pequenos à criação. Essa foi a base que lhe permitiu chegar ao nível de voo que atualmente pratica.

jetman2Imagem: Reprodução

Hoje, Rossy voa com uma asa de fibra de carbono de dois metros e 55 kg, quando totalmente carregados com combustível de jato. Seus quatro motores produzem cerca de 50 libras de empuxo cada. Para voar nos Estados Unidos, inclusive, teve que se registar como uma aeronave (N15YR é o seu número de identificação).

Atuando nos últimos cinco anos como Jetman em tempo integral,  o intrépido voador participou das mais diversas aventuras, desde sobrevoar os Alpes suíços, o Grand Canyon, a até mesmo dar a volta ao redor  do Cristo Redentor  – em 2012, aterrou na praia de Copacabana, num voo que durou 11 minutos e 35 segundos, a 300 km/h e 1200 metros de altitude.

jetman3Imagem: Reprodução

Porém, dentre suas façanhas mais marcantes, Rossy, assim como grandes nomes da aviação do passado,  atravessou o histórico corredor marítimo que divide França e a Inglaterra e estabeleceu um novo recorde à humanidade.

Em setembro de 2008, aos 49 anos de idade, Jetman cruzou o Canal da Mancha – que de uma escarpa a outra, o equivalente a 35 km de água salgada – em 13 minutos, com uma velocidade média de 190 km/h.

Assista ao vídeo do Jetman atravessando o Canal da Mancha:

Conheça mais sobre o Jetman em seu site oficial: www.jetman.com

Via Wired e Wikipedia

Deixe aqui sua opinião