Piloto americano atinge mais de mil horas de voo com F-22

Major Daniel “Magic” Lee,  piloto instrutor do 43rd Fighter Squadron da Força Aérea americana, passou os últimos nove anos voando o F-22 e registrou 776 voos com a aeronave. É o quinto piloto de F-22 a chegar nas mil horas de voo e o primeiro da base aérea de Tyndall, que abriga a maior frota de F-22 do mundo, a obter o marco.

piloto mil horas

Lee se alistou na Força Aérea em 1991, assim que saiu da escola como um programador de computador. Ele então investiu na sua educação, o que o levou a juntar-se a Academia da Força Aérea dos EUA. Graduou-se na turma de 1998.

Em 2000, Lee foi a Tyndall para se tornar um piloto de F-15 Eagle. Ele passou três anos pilotando o F-15 na Royal Air Force (RAF), na Inglaterra. Depois de passar pela Base Aérea conjunta de Langley-Eustis, Virgínia, Lee foi transferido para Tyndall para se tornar um piloto de F-22. Uma vez qualificado no F-22, ele se tornou instrutor.

aviao mil horas

F/A-22A Raptor é uma aeronave de combate aéreo fabricada nos Estados Unidos, pela Lockheed Martin. Foi o primeiro caça de quinta geração a entrar em serviço. Sua missão principal é manter a superioridade aérea no campo de batalha, mas também possui capacidade secundária de ataque ao solo.

Hoje, a força aérea americana possui 187 aeronaves destas no serviço ativo, sendo que o último F-22 foi entregue em 2012. Motivos como alto custo do programa de desenvolvimento da aeronave, estimado no valor de cerca de US$ 66,7 bilhões, somado a atrasos no programa e à produção do modelo F-35, mais econômico e versátil, acabaram por encerrar a sua produção. Saiba mais sobre a aeronave

Assista ainda uma entrevista com o Major Daniel “Magic” Lee sobre o feito (em inglês):

Imagens: Reprodução
Via CAVOK

Deixe aqui sua opinião