Shockwave, o caminhão mais rápido do mundo e seus motores de avião

Caminhões de corrida são fascinantes: basta pensar que aqueles veículos enormes, feitos originalmente para transportar carga, são convertidos para andar o mais rápido possível com todo aquele tamanho. É para ficar embasbacado mesmo! Agora tente imaginar um caminhão com três motores a jato e 36.000 cavalos de potência? Só pode ser o caminhão de um dos Cavaleiros do Apocalipse! E este negócio monstruoso tem nome: é o Shockwave, o caminhão a jato mais rápido do mundo, e acredite: ele é capaz de ultrapassar os 600 km/h! E não estamos falando de um caminhão qualquer, mas de um enorme Perterbilt, um dos mais tradicionais caminhões americanos.

shockwave-o-caminhao-mais-rapido-do-mundo-e-seus motores-de-aviaoFigura 1 – Shockwave tem motores de aeronaves vindos de jatos modelo T-2 Buckeye

O Shockwave usa três motores a jato Pratt & Whitney J34-48, vindos de jatos T-2 Buckeye, que são usados em treinamentos da Marinha dos EUA. Cada um dos motores desenvolve cerca de 12.000 cv em pós-combustão, totalizando por volta de 36.000 cv no caminhão. Com esta potência, Shockwave é detentor do recorde de velocidade para caminhões a jato, sendo capaz de atingir os 605 km/h. Economia não é o forte desta incrível máquina de velocidade: uma simples prova de “arrancadão” é capaz de gerar um consumo de 680 dos 720 litros de combustível que o apocalíptico caminhão leva em seu tanque.

shockwave-o-caminhao-mais-rapido-do-mundo-com-motores-de-aviaoFigura 2 – Jato T-2 Buckeye equipado com os motores Pratt & Whitney J34-48

O caminhão foi construído em 1984 por um homem chamado Les Shockley, e agora pertence a Neal Darnell, de 64 anos, que também o pilota nas pistas de arrancada. O filho dele, Chris Darnell, deu seu primeiro passeio no caminhão aos sete anos — bem pouca idade para experimentar os 6G de força na aceleração — e os 9G do impacto da parada, feita com dois paraquedas militares. O vídeo a seguir, com nada menos que 13 milhões de visualizações, traz uma noção do que devem ter sentido os espectadores do evento:

Embora tenham contato com Shockwave há mais tempo, pai e filho compraram e reformaram o caminhão em 2012. Os dois percorrem os EUA e o Canadá para apresentações e eventos de arrancadão, para comemorar os 30 anos de sua criação. Pois é, o endiabrado Perterbilt entra na vida adulta esbanjando força e potência que muito jovem caminhão jamais alcançará na vida.

Fonte: Texto adaptado, revista “Na estrada Boleia”.

Deixe aqui sua opinião