10 Passos para se tornar um “spotter” – observador de aeronaves

Já falamos no post anterior sobre o hobby de observar aeronaves, também conhecido como “plane spotting” ou “aircraft spotting”. Também falamos que esse é um dos passatempos mais populares em todo o mundo. O hobby tem uma série de elementos agradáveis para os praticantes, como passar bastante tempo ao ar livre, fazer observações meticulosas, coletar informações sem precisar perturbar ninguém, ter uma boa desculpa para usar um equipamento fotográfico de última geração e participar de uma comunidade de indivíduos com interesses similares aos seus. A atividade é geralmente gratuita, mas, se você quiser se afiliar a algum clube, podem surgir alguns custos.

Os spotters devem ter olhos treinados para os detalhes e uma vontade de descobrir o máximo possível sobre aeronaves. Se tem interesse pelo universo das diversas aeronaves e pela engenhosidade humana necessária para conseguir fazer diferentes objetos voarem, a observação de aeronaves pode ser o hobby perfeito para você. Nós resolvemos então, listar os 10 passos essenciais para embarcar nessa aventura! Aperte os cintos e mergulhe com a gente neste céu de brigadeiro cheio de muitas informações!

PASSO 1 – Escolha o tipo de aeronave que pretende observar

10-passos-para-se-tornar-um-spotter- observador-de-aeronaves-1

Embora o termo observador de aeronaves se refira, na maioria dos casos, a aviões, você pode observar e registrar qualquer tipo de embarcação que voe, como helicópteros, planadores, balões, dirigíveis e ultraleves. Se você mora em uma cidade com um tráfego aéreo muito intenso pode ser interessante limitar os modelos observados; por outro lado, se não há um grande número de aeronaves sobrevoando a sua região, pode-se querer incluir uma gama maior de modelos. No final das contas, é tudo uma questão de disponibilidade, tempo livre e interesses pessoais.

Ao buscar informações online sobre a observação de aeronaves, use também os termos em inglês “plane spotting” e “aircraft spotting”.

PASSO 2 – Entenda os princípios básicos do seu novo hobby

10-passos-para-se-tornar-um-spotter- observador-de-aeronaves-2

Embora você seja livre para observar aeronaves da maneira que bem entender, existem algumas costumes padronizados que os spotters tendem a seguir. Para definir o tipo de aeronave, existem vários indicadores que facilitam o trabalho de um iniciante. Além disso, mesmo em casos em que o modelo do avião é evidente, há muitos outros elementos que podem ser observados, como o país de origem, a idade e quaisquer modificações especiais. Entre vários outros detalhes que um bom observador de aeronaves deve prestar atenção.

PASSO 3 – Arrume um material de qualidade

10-passos-para-se-tornar-um-spotter- observador-de-aeronaves-3

Se você é apaixonado por fotografia, essa é a desculpa perfeita para gastar um dinheiro extra com equipamentos de última geração, a fim de otimizar a sua experiência como spotter de aeronaves. Alguns itens a serem considerados incluem: binóculos para verificar a angulação das aeronaves e vários outros detalhes; uma câmera digital com uma lente telescópica e tripé; cadeira dobrável, garrafa térmica, recipiente para lanches; roupas de frio; protetor solar e chapéu (dependendo do clima); lanches e bebidas. Dessa maneira, a experiência fica mais agradável, além de você se manter hidratado e bem alimentado! Ter uma jaqueta fluorescente, embora não seja essencial, em lugares potencialmente perigosos elas podem ser para que você seja visto mais facilmente.

PASSO 4 – Leve um amigo com você

10-passos-para-se-tornar-um-spotter- observador-de-aeronaves-4

Esse hobby fica muito mais divertido se o praticante tiver algum conhecido que compartilhe do seu entusiasmo por aeronaves. Se você tem uma companhia, além de conversar, vocês podem criar suas próprias competições de observação de aeronaves. Leve um par de walkie-talkie, sentem em locais diferentes e vejam quem consegue o número de registo do avião primeiro. Marquem os pontos e, no final do dia, o perdedor pode pagar uma bebida ou uma refeição.

PASSO 5 – Prepare-se para uma viagem

10-passos-para-se-tornar-um-spotter- observador-de-aeronaves-5

Inicialmente, é uma boa ideia se juntar a alguém que já tenha feito uma viagem para observar aeronaves, garantindo que ele te leve aos melhores lugares e compartilhe algumas dicas. Se isso não for possível, procure na Internet ou pergunte a conhecidos sobre lugares com tráfego aéreo intenso. Alguns aeroportos ou associações de aviação são muito úteis e podem sugerir os melhores destinos na sua região. A sua segurança deve vir sempre em primeiro lugar. Não vá a lugares restritos ao público. Existem regras rígidas sobre a distância mínima a aeroportos, mesmo se não houver demarcações. No geral, essas regras existem para a sua própria segurança.

PASSO 6 – Comece a observar

10-passos-para-se-tornar-um-spotter- observador-de-aeronaves-6

Se você já decidiu exatamente o que pretende observar, é hora de sair atrás das aeronaves! Por outro lado, se ainda estiver em dúvida, pode ser uma boa ideia começar observando tudo que conseguir e, aos poucos, determinar aquilo do que você mais gosta e que mais te interessa. Principalmente por essa razão que é interessante ter um observador mais experiente para guiá-lo no começo e evitar que você se perca com tantas novas informações.

PASSO 7 – Salve as experiências quando chegar em casa

10-passos-para-se-tornar-um-spotter- observador-de-aeronaves-7

Depois de um dia observando, você terá várias anotações e fotos que terão que ser classificadas. É importante se planejar para ter tempo suficiente para fazer tudo isso. Alguns bons costumes são selecionar as melhores fotos e enviá-las para um site do ramo. Além disso, é interessante observar, com maior cuidado, alguns detalhes que você notou durante a observação. Registrar os modelos de aeronaves já avistadas por você e faça uma lista das aeronaves que você ainda não avistou e daquelas que você gostaria de ver no futuro.

PASSO 8 – Decida o quão sério você quer levar o seu novo hobby

10-passos-para-se-tornar-um-spotter- observador-de-aeronaves-8

Existem muitas possibilidades e algumas delas serão mais atraentes do que outras. Você pode participar de competições com outros observadores de aviões, aderir a um clube ou a uma associação, cujo objetivo é detectar todos os tipos de aeronaves em uma determinada classe, ou criar o seu próprio site onde pode fazer o upload das suas fotos, disponibilizando também todas as informações que coletou. As possibilidades são múltiplas e vai depender muito do quão apaixonado pelo hobby você é ou quanto tempo você terá disponível para se dedicar à atividade.

PASSO 9 – Considere aderir a um clube ou a uma associação

10-passos-para-se-tornar-um-spotter- observador-de-aeronaves-9

Um hobby é sempre muito mais divertido quando você pode compartilhá-lo com outros entusiastas e fazer parte de um grupo ativo é uma ótima maneira de fazer isso. Com o spotting não é diferente. Você pode, por exemplo, se associar ao grupo internacional LAAS Internacional.

PASSO 10 – Seja útil e também ajude spotters iniciantes

10-passos-para-se-tornar-um-spotter- observador-de-aeronaves-10

Conforme você ficar mais experiente, se notar qualquer coisa que ache que deve ser reportada aos funcionários do aeroporto, faça isso. Você não estará incomodando nem querendo dizer como eles devem trabalhar; algumas coisas que podem ser úteis são: reportar a presença de ninhos de aves e de animais nos arredores do aeroporto. Eles podem ser um perigo para aeronaves e, portanto, é uma boa ideia deixar os funcionários cientes da sua presença ou de quaisquer atividades estranhas ou violações de normas de segurança, como cercas quebradas. Não há necessidade de ser super vigilante – só reporte algo que seja, de fato, fora do comum.

Pronto, seguindo algumas dessas dicas, com certeza, vai ficar bem mais fácil iniciar como um bom spotter de aeronaves. Também não esqueça de vestir roupas confortáveis para realizar suas atividades. Confira nossa Loja Virtual e dê uma olhada em várias peças básicas e utilitárias da Hangar 33 que podem acompanhar você nessa aventura!

Bons ventos!

Fonte: Texto adaptado Wiki How

Deixe aqui sua opinião