A fraseologia empregada na aviação

Na aviação, a comunicação entre pilotos e Órgãos de controle não acontecem de qualquer jeito. Não se pode falar “o que quiser” e muito menos “na hora em que bem entender”. Pelo contrário, existem regras bem definidas através das quais a Fonia Padrão, como é conhecida, é realizada.

phraseologyImagem: Reprodução Aerobatic

Também conhecida como “Fraseologia Aeronáutica”, é uma espécie de um script em que pilotos, tripulações e órgãos de controle do tráfego aéreo seguem a fim de assegurar a maior clareza possível nos processos de comunicação.

Utilizar a fraseologia corretamente exige manter a fonia limpa, clara e sempre objetiva, tanto para os pilotos na freqüência quanto para o controlador.

As regras da comunicação aérea são baseadas na Instrução do Comando da Aeronáutica, manual conhecido como ICA 100-12.  Embora não seja muito complicada, é necessário certa prática e esforço até que exista o pleno domínio de suas regras.

A exemplo, quando for necessário soletrar nomes próprios, abreviaturas de serviços e palavras de pronúncia duvidosa, usa-se o alfabeto fonético que se apresenta a seguir:

A – ALFA (AL FA)
B – BRAVO (BRA VO)
C – CHARLIE (CHAR LI)
D – DELTA (DEL TA)
E – ECHO (E CO)
F – FOXTROT (FOX TROT)
G – GOLF (GOLF)
H – HOTEL (O TEL)
I – INDIA (IN DIA)
J – JULIETT (DJU LIET)
K – KILO (KI LO)
L – LIMA (LI MA)
M – MIKE (MAIK)
N – NOVEMBER (NO VEM BER)
O – OSCAR (OS CAR)
P -PAPA (PA PA)
Q – QUEBEC (QUE BEC)
R – ROMEU (RO ME O)
S – SIERRA (SI E RRA)
T – TANGO (TAN GO)
U – UNIFORM (IU NI FORM)
V – VICTOR (VIC TOR)
W – WHISKEY (UIS QUI)
X – X-RAY (EKS REY)
Y – YANKKE (IAN QUI)

Para os que quiserem experimentar a pratica da fonia padrão, exatamente como ela é realizada em ambiente real,  basta explorar as funcionalidades do site www.vatsim.com.br. Siga as instruções e bom treino!

Deixe aqui sua opinião