AEW & C: controle e alerta antecipado aerotransportado

Traduzido do inglês, o avião de AEW & C significa “controle e alerta antecipado aerotransportado”. É ele que nos fornece das bases de solo uma informação em tempo real, no céu de batalha, aos caças que todos gostamos.

O sistema AEW & C consiste em um radar de busca instalado em uma aeronave, que transporta também todo sistema de processamento, controle, armazenamento e distribuição desses dados coletados.

O avião, assim como o posto de controle, possui um radar que coleta informações e em tempo real as transmite a outros aviões, às bases em solo, baterias de SAMs e navios. Ao mesmo tempo em que a aeronave AEW passa tais dados, seu posto de controle pode orientar esquadrões de caças até o provável alvo.

 AEWCFuncionamento da aeronave AEW & C em um céu de batalha

AEW

Diagrama interno de um Boeing 737 AEW & C

Conheça algumas das aeronaves de AEW & C de destaque em operação no mundo:
Embraer R-99 AEW & C

AEWWWW

O E-99 é um jato comercial EMB-145 equipado com o radar sueco Erieye, com alcance variável entre 350 a 450 km ao redor do avião. O R-99 é utilizado hoje pela Grécia e pelo México. A Índia também se utiliza de um EMB-145 similar ao R-99, chamado de EMB-145 AEW DRDO.

 

Boeing E-767

AEW 9

O Japão é o único país do mundo a fazer uso de uma plataforma Boeing 767 para a função AEW & C. O radar presente no E-767 é o AN/APY-2, o mesmo usado nos E-3C exportados para os países aliados aos EUA ou da OTAN. Somente quatro unidades do modelo foram produzidas no mundo.

 

Beriev A-50

AEW 3

Indo além dos modelos norte americanos, o Beriev A-50 é a plataforma AEW & C mais produzida e utilizada em todo mundo. Desde 1984, foram produzidas cerca de 40 unidades. Só a Rússia utiliza hoje 26 aviões A-50, além de dois modernos A-50U.

AEW 2

Em termos gerais, os aviões A-50, A-50EI, A-50U e KJ-2000 utilizam-se de mesma fuselagem. O uso de uma fuselagem padrão permite que a Rússia e seus aliados façam o mesmo que a OTAN e os EUA, abastecendo um avião tanque russo IL-78 durante o voo de um A-50EI indiano.

AEW 1

Já a versão do Beriev A-50EI, utilizada pela Índia, é considerada hoje a plataforma AEW & C mais avançada de todas as disponíveis. Somente três estão em serviço atualmente, com mais duas unidades encomendadas para operar em breve. O radar AESA EL/W-2090 israelense é o mais moderno da categoria, dispondo de uma plataforma equipada com motores Aviadvigatel PS-90.

 

Boeing E-3 Sentry (sentinela) AWACS

AEW 7

Usado pela USAF e pela OTAN, o mais famoso de todos aviões AEW & C é, sem dúvidas, o norte-americano Boeing E-3 Sentry. Ao todo foram construídos 68 desses aviões, dos quais 65 ainda permanecem em serviço mesmo após 37 anos de sua introdução na USAF.

AEW 8

O Sentry é reconhecido não só por conta do seu radar AN/APY-1, mas também por seus acidentes notáveis. O avião se destaca ainda por usar a mesma fuselagem do antigo Boeing 707, produzido entre 1958 e 1978. Mas, apesar da “carcaça” antiga, possui um alcance de 6.400 km e uma autonomia de 8 horas de voo.

AEW 6

Após três aviões serem totalmente perdidos em acidentes, a Boeing decidiu por atualizá-lo com novos aviônicos e motores. A introdução do novo motor mais possante e econômico já começou, o motor turbofan CFM56-2 permite um ganho de 1.600 km no alcance máximo e uma maior segurança para essa preciosa aeronave do inventário da USAF.

 

Grumman E-2 Hawkeye

AEW 5

O Hawkeye é a plataforma AEW & C mais popular no mundo, com cerca de 80 aviões ainda em serviço, por todo mundo. O pequeno turbohélice entrou em serviço em 1964 e ainda não possui um substituto em vista. A US NAVY é seu maior usuário. Isso porque a principal vantagem do E-2 é poder ser embarcado em porta-aviões. O Hawkaeye tem uma velocidade média de 470 km/h e pode voar até 2700 km.

AEW 10

 

 

Boeing 737 AEW & C

AEWWW

Nos anos 2000, a Boeing modificou um 737-700ER para transportar um sistema AEW & C e atender a Força Aérea Australiana. Hoje, o 737 AEW & C é usado não só na terra dos cangurus, mas também pela Coréia do Sul e pela Turquia. Ao todo, 12 aviões 737 AEW C já foram produzidos.

Imagens: Reprodução
Via Tecnologia Militar

Deixe aqui sua opinião