Carros superesportivos são projetados a partir de princípios aerodinâmicos

Que os princípios aerodinâmicos estão largamente aplicados nas aeronaves, isso todo mundo já sabe. Mas em carros esportivos ou lanchas de corrida por exemplo, qual seria a importância destes preciosos conhecimentos? A resposta é: a maior possível.

Superfícies aerodinâmicas e aerofólios em máquinas como os carros, que não são projetados para voar cumprem a mesma função, mas em sentido contrário – garantem a aderência para que as supermáquinas, como carrões superesportivos, não saiam por aí voando mesmo que atinjam altíssimas velocidades. Assim, falamos de “asas” que prendem o carro e o piloto ao chão e ainda de superfícies aerodinâmicas que “colam” os carros nas pistas dando a eles estabilidade.

carros-superesportivos-blog-hangar33 (2)Carros superesportivos são projetado a partir de princípios aerodinâmicos.

Lanchas de corrida utilizam os mesmos princípios dos superesportivos

Algo interessante, porém, acontece com os hidroplanos, um tipo de lancha a motor utilizado exclusivamente para corridas. Quando estas lanchas estão em corrida, só tocam com a hélice e o leme na água, mantendo o barco praticamente fora de água, utilizando o principio de planeio – isso mesmo – o hidroplano literalmente sai (mas não muito) – da água sobre a qual desliza suavemente, mas de forma muitíssimo rápida.

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Esta concepção obedece a um princípio que já vimos por aqui, a famosa força de arrasto. O objetivo é diminuir, justamente, o arrasto (D) e permitir maiores velocidades ao piloto. Acompanhe este vídeo incrível e conheça mais sobre estas máquinas “voadoras”. Olha só:

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Bons Ventos!

Imagens: Reprodução

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