El Niño modifica clima e previsão é de muitas chuvas para o Verão

Com o aumento anormal da temperatura das águas do Oceano Pacífico na região tropical – fenômeno conhecido como El Niño – os meteorologistas já chamam a atenção para um verão mais chuvoso em todas as regiões do país. O alerta maior será para as regiões Sul e Sudeste. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) de São Paulo, até às 7h do último domingo de novembro (29), o volume médio de chuva na cidade tinha alcançado 221,1 mm, valor quase 71% superior à média de chuvas nesta época, estimada em 129,5 mm – o maior índice em 20 anos. Mas… Você saberia dizer o que exatamente significam estes “mm (s)”, permanentes protagonistas dos principais noticiários sobre o tempo?

el-nino-modifica-clima-e-previsao-e-de-muitas-chuvas-para-o-verao-1

Entenda como se mede o “índice pluviométrico”

O índice pluviométrico refere-se à quantidade de chuva por metro quadrado em determinado local e em determinado período, calculado em milímetros. Se dissermos que o índice pluviométrico de um dia, em um certo local, foi de 50 mm, significa que, se tivéssemos nesse local uma caixa aberta, com 1 metro quadrado de base, o nível da água dentro dela teria atingido 50 mm de altura naquele dia.

Para chegar a esse índice, as centenas de estações meteorológicas espalhadas pelo país utilizam um aparelho conhecido como pluviômetro. Há vários modelos diferentes, mas o instrumento constitui-se, basicamente, do funil de captação e básculas que enviam sinais elétricos para uma estação meteorológica. Com base em todos os aparelhos instalados na cidade, é possível chegar à média da precipitação observada na área total.

el-nino-modifica-clima-e-previsao-e-de-muitas-chuvas-para-o-verao-2Figura 1 – Como funciona um pluviômetro. Fonte: reprodução

Se na capital paulista choveu 221,1 milímetros na cidade, significa que essa seria a altura média alcançada pela água a partir do chão, na área total da cidade em determinado período de tempo. Estamos falando de 22,1 cm, contra a média para o mês de 12,9 cm.

Por fim, os diagnósticos que permitem afirmar que choveu mais ou menos do que o esperado para a semana ou o mês estão relacionados com gráficos elaborados com base na média de chuva em cada período.

el-nino-modifica-clima-e-previsao-e-de-muitas-chuvas-para-o-verao-3Figura 2 – Cálculo do volume de água de chuva

Então aviadores, fiquem de olho na previsão do tempo não serem surpreendidos em pleno voo. Para conferir mais posts sobre a importância da previsão do tempo para a aviação, clique AQUI! Até a próxima e bons ventos!

Fonte: Texto adaptado. Consultoria Claudomiro Maurício da Silva, tecnologista da área de meteorologia ambiental do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), em Cachoeira Paulista, SP.

Deixe aqui sua opinião