Entenda as coordenadas geográficas do pouso

Com a popularização do uso dos equipamentos GPS (Global Positioning System) que se integram, inclusive, a aparelhos de telefonia celular e computadores de mão, a informação de localização geográfica está cada vez mais acessível. No entanto, não há ainda um esforço cultural para interpretar os valores apresentados na tela.

Como padrão, no caso da aviação, para localizar pontos geográficos em cartas aeronáuticas, é comum a coordenada ser do tipo “DDMMSS” (mais conhecida como DMS), tendo a seguinte notação:

DDºMM’SS“X, onde:
DD = valor em graus, de 00 a 90 para as latitudes ou de 000 a 180 para as longitudes
MM = valor em minutos, de 00 a 59
SS = valor em segundos, de 00 a 59
X = S ou N para as latitudes e E ou W para as longitudes

A exemplo, SBMT (23º30’33”S/046º38’16”W) é a coordenada do centro da pista do Aeroporto do Campo de Marte (SBMT), em São Paulo (SP). Normalmente, ela é utilizada para referência de localização de aeródromos (experimente colocar estas coordenadas no Google Maps e veja onde fica).

mapsSBMT, Aeroporto Campo de Marte, São Paulo.

Mas, apesar dessa ser a maneira mais conhecida, as coordenadas podem ser apresentadas de diversas outras maneiras. Contudo, em linhas gerais, sempre utilizam o sistema cartesiano (da matemática) para fazer referência à localização de pontos geográficos.

Por convenção, tudo o que está acima do Equador (latitude 0º) tem o sinal “N”(norte) e tudo o que está abaixo do Equador tem o sinal “S”(sul). Da mesma maneira, tendo o meridiano de Greenwich como referência (longitude 0º), tudo o que está à direita tem o sinal “E”(leste) e tudo o que está à esquerda tem o sinal “W”(oeste).

Ocorre, no entanto, que também é correto colocar o sinal à frente da coordenada e, também, substituir os valores “W”e “S”pelo sinal de negativo (–) e os valores “E”e “N”por nenhum sinal. Assim, também estão corretas as seguintes notações:

(03º20’16″N / 041º38’25″W) – padrão comum
(N 03º20’16″/ W 041º38’25”)
(03º20’16″/ –041º38’25”)

Estas formas de apresentação podem ainda sofrer alterações, de acordo com a intenção de aplicação. Não há, por exemplo, uma obrigatoriedade de se apresentar os minutos e os segundos em todas as coordenadas. Assim, todas as coordenadas abaixo (que indicam exatamente a mesma localidade) estariam corretas:

(03º20’16.44″N / 041º38’31.56″W)
(03º20.274’N / 041º38.526’W)
(03.3379º/ –041.6421º)

A precisão é a mesma, porém, as primeiras utilizam duas casas decimais para o segundo no formato DMS (grau / minuto / segundo), as seguintes utilizam três casas decimais para o minuto no formato DM (grau – minuto) e as últimas utilizam quatro casas decimais para os graus no formato D (grau).

Ao saber como relacionar medidas angulares com medidas métricas, bem como as diferentes maneiras nas quais as coordenadas geográficas se apresentam, é possível fazer conversões de uma notação de coordenada geográfica para outra.

A conversão de coordenadas geográficas, apesar de simples, é normalmente problemática quando não há o entendimento correto de sua notação e, conseqüentemente, de seu significado. Sabendo da relação entre graus, minutos, segundos e centésimos de segundo, fica fácil.

O primeiro passo é lembrar que cada grau tem 60 minutos – e que cada minuto tem 60 segundos e assim sucessivamente. Assim, utilizar a notação 07º30’é a mesma coisa que escrever 7,5º.

Então, que tal nos converter a posição de onde você está situado? Na coleção H4, fizemos questão de selecionar algumas estampas especiais para celebrar a localização do hangar que serve de inspiração à nossa marca!

coordenadas

Confira tudo de perto na nossa loja virtual!

Via Piloto Policial

Deixe aqui sua opinião