Inovação brasileira: T-Xc realiza o primeiro voo

O protótipo do T-Xc (Tango-Éxray Chárlie), fabricado pela empresa aeroespacial brasileira Novaer Craft, fez seu primeiro voo no mês passado. O avião decolou no dia 22 de agosto, por volta das 11h30, da cabeceira da pista de São José dos Campos (SBSJ), sendo muito bem sucedido em sua apresentação de 20 minutos.

O piloto, na ocasião, foi Otávio Kovács, filho do renomado projetista Joseph Kovács, autor da aeronave acrobática K-51 que inspirou o projeto do T-Xc.“O avião se mostrou muito dócil e, ao mesmo tempo, ágil na resposta aos comandos, muito semelhante ao K-51”, declarou Otávio, ao final do voo.

p1Imagem: Divulgação Novaer Craft

Porém, superando as qualidades consagradas de seus similares mais antigos, o T-Xc traz novas tecnologias mais competitivas, como estruturas primárias e secundárias feitas inteiramente em fibra de carbono – o que o torna muito mais leve, econômico e resistente.

De acordo com o site da empresa, a versão utilitária usada no voo de teste possui quatro lugares e foi projetada para a aviação civil. A meta é fabricar mais de cem unidades por ano, a partir de 2015, sendo a previsão de que 75% da produção seja destinada para o exterior.

No entanto, pensado para uso dual, seu projeto prevê ainda uma aeronave de treinamento militar baseada no modelo civil que realizou o primeiro voo. Entre outras funções, o T-Xc deverá ser utilizado pelos cadetes da Força Aérea Brasileira (FAB), substituindo os atuais NEIVA T-25, fabricados na década de 1960.

p1-2Imagem: Divulgação Novaer Craft

O protótipo do T-Xc foi produzido sob incentivo de cerca de R$ 10 milhões do programa de subvenção da empresa estatal Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), além de contar com a parceria do governo de Santa Catarina, onde a fábrica do modelo da Novaer Craft está instalada.

Após esse primeiro voo, se inicia agora a campanha de ensaios, na qual a aeronave vai gradativamente desenvolvendo velocidades cada vez maiores e abrindo o envelope de manobras. Já haviam sido executados diversos testes de motor e a aeronave já realizou também taxiamentos, corridas na pista e outros treinos em solo para validar os ajustes e as calibrações finais.

Assista ao primeiro voo em vídeo:

Acompanhe o projeto pelo site da empresa!

Deixe aqui sua opinião