O magnetismo terrestre e as auroras boreais

As aeronaves, de modo geral, são orientadas por bússolas magnéticas, que definem seus rumos de voo. Mas da onde vem este magnetismo?

magentismo1

O campo magnético terrestre

Embora não seja possível enxergá-lo, ao redor do planeta existe o chamado campo magnético terrestre, que funciona para nós como uma “bolha de proteção”. Seu papel principal é bloquear o fluxo constante de radiação cósmica sobre a Terra.

A todo momento, ele impede a entrada de partículas, carregadas e superaquecidas, que se chocam a impressionantes 1,6 milhões km/h e são altamente nocivas. Por conta desta cobertura invisível, amanhã, milhões de pessoas em todo mundo vão acordar para o trabalhar e permanecer vivas até o final do expediente.

Formação do campo magnético terrestre

Este campo magnético, tão fundamental para a vida terrestre, tem origem bem abaixo dos nossos pés. Os cientistas estimam que, numa profundidade entre 2.800 e 4.800 km abaixo da crosta, há uma camada de fluído, constituída principalmente por ferro. Com o movimento de rotação do planeta, este fluído também roda.

Como a parte mais externa do globo é constituída por rochas, há um atrito entre as duas camadas, fazendo com que o fluído gire, formando espirais.  As correntes circulares que se formam neste processo se comportam como os fios de um dínamo, gerando um campo magnético que consegue alcançar altitudes além da ionosfera.

É neste vira e mexe que a Terra se transforma, todos os dias, em um imenso ímã. Graças a esta magnetização, é possível utilizar bússolas magnéticas para orientação espacial, fundamental para a navegação aérea.

Aurora boreal

As auroras boreais são fenômenos ópticos que colorem os céus nas regiões polares. Para quem não sabe, elas são consequência da ação de particulares solares sobre a nossa magnosfera.  Elas aparecem assim que os ventos solares entram em contato com o campo magnético terrestre.

formação

Estes assuntos, explorados nos aeroclubes de todo o Brasil, mostram que o conhecimento requerido por um piloto vai além dos processos de pilotagem!
Nós da Hangar 33, achamos o fenômeno tão incrível que até criamos uma T-shirt com essa estampa.

3

Se você curtiu e quer levar no peito esse estilo, acesse nossa loja virtual clicando AQUI!

Deixe aqui sua opinião