USAF divulga imagens de preparo das operações do A-29 Super Tucano

A Força Aérea dos EUA (USAF) liberou algumas imagens do início das operações envolvendo a aeronave de ataque A-29 Super Tucano, que fará parte do 81° Esquadrão de Caça, baseada na Base Aérea de Moody, no Estado da Geórgia, nos Estados Unidos.

Ao final de janeiro, o 81° Esquadrão de Caça (81st Fighter Squadron) será reativado e, a partir de então, ficará encarregado de treinar pilotos, mantenedores e pessoal de apoio com vistas à operação e manutenção da aeronave no programa de Apoio Aéreo Leve (LAS) da Força Aérea Americana.

Esta é uma missão temporária de treinamento, programada para ser concluída até 2018. No Afeganistão, o A-29 tomará o lugar de helicópteros de ataque Mil Mi-35 Hind, que estão sendo aposentados. A chegada do contingente afegão está prevista para fevereiro próximo.

supertucano1

supertucano2

supertucano3

supertucano4

supertucano5

O A-29 Super Tucano, construído pela Embraer, é uma aeronave multifunção, de asa fixa, turboélice e projetado para treinamento avançado de voo, ataque leve, contra insurgência, apoio aéreo aproximado e missões de reconhecimento aéreo em ambientes de baixa ameaça.

O A-29 tem trem de pouso retrátil, um cockpit pressurizado com assentos ejetáveis e é capaz de operar a partir de aeródromos semi-preparados, empregando várias munições compatíveis com a OTAN.

O A-29 é projetado para operar em condições de alta temperatura e umidade em terreno extremamente acidentado; é uma aeronave altamente manobrável e atualmente está em serviço com as forças aéreas de Angola, Brasil, República Dominicana, Colômbia, Equador, Chile, Burkina Faso, Mauritânia e Indonésia, e foi selecionado por Senegal e Honduras.

Imagens: United States Air Force
Via Cavok Brasil

Deixe aqui sua opinião