Vídeo: assista diferentes aterrisagens do C-130 Hercules

No seu caso, tamanho é documento. O Lockheed C-130 Hercules é um daqueles aviões que causam admiração por suas proporções monstruosas, tanto no tamanho, quanto na potência. São quatro turbopropulsores de 19.800 cv que se apresentam em quase 30 metros de comprimento.

herculesImagem: Reprodução

Seu primeiro protótipo nasceu em 1954, na Califórnia, Estados Unidos e, ainda hoje, opera no transporte aéreo de forças armadas de vários países. Atualmente, existem mais de 40 aviões do modelo, que são usados por cerca de 50 nações.

O Brasil é um dos países que utiliza o Hércules: em sua história, a Força Aérea Brasileira (FAB) já operou 29 destas aeronaves para transporte de carga e tropas, reabastecimento em voo, apoio ao Programa Antártico Brasileiro, entre outros.

De todos os seus diferenciais, o C-130 é conhecido por sua capacidade de aterrissar ou decolar em pistas pequenas ou improvisadas. Devido aos seus motores, hélices e design, ele consegue utilizar lugares como praias, planícies congeladas e porta-aviões, independentemente do tamanho.

Confira em vídeo, um Hércules da Força Aérea Real Dinamarquesa fazer aterrissagem e decolagem em uma praia. O registro mostra a façanha por vários ângulos:

Assista também ao C-130 pousando no gelo, sem grandes dificuldades!

Então, você encararia aterrissar um grandalhão destes?

Via Tecmundo

Deixe aqui sua opinião